Dia Internacional do Cooperativismo realizado em Canoas é marcado por ações de reconstrução

Dia Internacional do Cooperativismo realizado em Canoas é marcado por ações de reconstrução

Sistema Ocergs homenageou mais de 30 voluntários da campanha que arrecadou mais de 950 toneladas de alimentos e beneficiou mais de 12 mil pessoas

Fernanda Bassôa

Mais de 30 cooperativas fizeram parte do Coopera RS, criado para auxiliar as comunidades afetadas pelas enchentes

publicidade

O Dia Internacional do Cooperativismo, também chamado de Dia C, marcou o encerramento do Centro de Distribuição da campanha Coopera RS, liderada pelo Sistema Ocergs para garantir que a ajuda de cooperativas de todo o Brasil chegasse a mais de 12 mil pessoas. A partir de agora, as doações não serão mais recebidas o pátio da cooperativa Cooperlíquidos, em Canoas, onde o evento aconteceu. Elas serão enviadas diretamente para as entidades parceiras.

Entre as atividades, painéis com falas de apoiadores, doadores e entidades beneficiadas mostraram a importância do Coopera RS e do cooperativismo neste cenário difícil ainda enfrentado pelos gaúchos. Ao todo, 31 colaboradores do Sistema Ocergs, que auxiliaram no recebimento, organização, logística e envio das doações, que chegavam de todo o Brasil e partiam para diversos lugares do Estado, foram homenageados durante o evento com o recebimento de medalhas. O encontro contou ainda com apresentação de Renato Borghetti e os gaiteiros da Fábrica de Gaiteiros

O presidente da Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs), Darci Hartmann, disse que este é um dia muito gratificante. Segundo ele, o cooperativismo além de buscar a geração de resultados e de empregos, também se preocupa com a pessoa, com o desenvolvimento humano e a solidariedade. “Conseguimos, nestes 60 dias, fazer um trabalho belíssimo de estruturar as cadeias de doadores, com o entreposto, organizar as doações e entregar às pessoas que mais necessitavam. Recebemos volumes muito grande de doações, principalmente das cooperativas do Paraná e tudo isso foi organizado no sentido de mitigar e minimizar o sofrimento de todas as pessoas que tiveram suas casas inundadas.”

Hartmann lembrou ainda que a ação não se restringiu a Canoas e Porto Alegre. “Também ajudamos as famílias das regiões do Vale do Taquari e Vale do Jacuí, duas regiões que foram muito impactadas, onde áreas foram praticamente dizimadas.” O presidente da Ocergs garante que se encerra o entreposto de coleta, mas as doações seguirão sendo feitas, recebidas e serão encaminhadas às entidades assistenciais e Defesa Civil que farão a entrega dos donativos para aqueles que ainda precisam. “Este movimento é necessário para que consigamos, juntos, reconstruir o Rio Grande do Sul, que precisa muito da colaboração da sociedade civil.”

Mais de 30 cooperativas fizeram parte do Coopera RS - criado para ser uma rede de apoio na reconstrução das comunidades afetadas pelas enchentes - que arrecadou cerca de 950 toneladas de alimentos, cerca de 40 mil peças de roupas, mais de 20 mil litros de água mineral, além de uma média de 400 toneladas de produtos de limpeza. Para a gerente de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, Simone Zanatta, o Dia C simboliza os esforços das cooperativas que se uniram para ajudar os gaúchos. “Sabemos que temos muito pela frente ainda, mas nos orgulha ver o resultado conquistado até aqui, fruto de uma grande rede de solidariedade e responsabilidade que é o cooperativismo”, ressalta Simone.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895