Digitalização de acervo de jornal da Biblioteca de Pelotas deve durar 15 anos
Ao final do projeto, aproximadamente 150 mil páginas terão sido escaneadas
publicidade
Já dura um ano o trabalho de colaboradores da Biblioteca Pública Municipal de Pelotas em digitalizar o acervo de jornais da instituição. “Adquirimos um scaner planetário, em fevereiro do ano passado, por meio da Lei de Incentivo a Cultura, por aproximadamente R$ 50 mil”, conta o vice-presidente da Biblioteca, Sérgio Cruz Lima. Quando o projeto se encerrar serão aproximadamente 150 mil páginas escaneadas.
O historiador Uéslei Goulart relata que o trabalho, que começou pelo jornal A Alvorada que encerrou suas atividades nos anos 60, deve durar 15 anos. “Começamos por este jornal pois era mais simples após os ajustes iniciais da máquina que tivemos que entendê-la e, junto deste projeto, desenvolvemos um site que disponibilizará para a comunidade o que já foi escaneado. O material está todo em alta qualidade e a pessoa poderá pesquisar no site fundação, edição”, destaca.
Goulart completa que a ordem de digitalização será usada de acordo com o estado de conservação, os menos conservados primeiro. Toda a equipe da Biblioteca se envolveu no projeto. O site do projeto está disponível para acesso.