O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) avançou, nesta sexta-feira, 16, com a segunda etapa da implantação da nova adutora de recalque da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Ouro Preto, no bairro Sarandi, zona Norte de Porto Alegre. A obra está ocorrendo na avenida General Raphael Zippin, próximo à avenida Sertório, em trecho que terá bloqueio total diariamente, das 9h às 18h, e deve seguir na avenida Ecoville e Rua Silvestre Félix Rodrigues, avançando até a avenida Dante Ângelo Pilla.
Segundo o Dmae, o processo não causará falta d’água na região. Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a circulação de veículos estará restrita no trecho da obra, sendo recomendada a utilização da rua Alameda 3 de Outubro para deslocamento. Agentes de fiscalização devem estar no local para orientar o trânsito e garantir a segurança viária e fluidez no entorno.
A obra envolve a implantação de uma nova adutora de recalque para a Ebat Ouro Preto. Esse tipo de tubulação é usado para levar a água de um ponto geograficamente mais baixo para um mais alto. Além de nova, a tubulação tem diâmetro maior, o que deve aumentar a oferta de água à população das regiões Norte e Nordeste de Porto Alegre, projeta o Dmae. Ainda de acordo com o órgão, a previsão é de conclusão deste trecho é para julho deste ano.
A primeira etapa da intervenção, iniciada em fevereiro e concluída em abril, consistiu no assentamento de 1,1 quilômetro de tubulação com 900 milímetros de diâmetro, entre as ruas Ouro Preto e Joaquim Silveira, no sentido centro-bairro da avenida Sertório.
As ações fazem parte da ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) São João, orçado em R$ 87 milhões. Ao todo, as intervenções, que acontecem, também, na área da Ebat Sarandi, devem beneficiar 329 mil pessoas, projeta o órgão. Além de novas adutoras, está prevista a construção de uma nova Estação de Bombeamento de Água Tratada próxima à avenida Ary Tarragô, bem como um novo reservatório no sistema Manoel Elias. Estão em andamento, ainda, intervenções semelhantes na região atendida pela Ebat Sarandi, que será ampliada.
- Obras na estrutura das casas de bombas do Centro Histórico de Porto Alegre entram na última etapa
- Partidos definem integrantes da CPI do Dmae na Câmara de Porto Alegre
- Prefeitura de São Leopoldo inicia obra contra alagamentos esperada há 15 anos
- Prefeitura de Porto Alegre apresenta balanço da gestão 2021-2024 e metas para 2025-2028