Cidades

Dmae explica novas regras para tarifa da conta de água em Porto Alegre

Desde 13 de maio, contas de água dentro das regras do acordo emergencial da tarifa realizado com o MP-RS

Em virtude da enchente que ocorreu em Porto Alegre, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) emite, desde 13 de maio, contas de água dentro das regras do acordo emergencial da tarifa realizado com o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS). Como a cobrança de água e esgoto é gerada após o consumo, as contas de maio são referentes ao mês de abril. As de junho serão referentes a maio e assim por diante.

Usuários com benefício da tarifa social cadastrados no Bolsa Família têm isenção por seis meses de todas as tarifas de maio a outubro. Usuários de categorias não sociais e com moradia em áreas alagadas têm isenção por dois meses, de maio e junho.

Para usuários de categorias não sociais, com moradia em áreas não alagadas mas com desabastecimento prolongado de água, é realizada medição pelo consumo apurado nos hidrômetros, limitado à média do ramal. Essa medição é vantajosa para quem teve desabastecimento prolongado, visto que a medição por média considera o consumo dos últimos seis meses. Se o consumo medido for maior que a média, cobra-se a média.

O enquadramento dos usuários nas modalidades será feito automaticamente pelo Departamento, mas caso o cliente fique em dúvida poderá esclarecê-la enviando mensagem ao e-mail dmae@dmae.prefpoa.com.br. A mensagem deverá conter, além do resumo da demanda, uma conta anexada. O prazo para resposta é de 15 dias, podendo estender-se em casos pontuais, de acordo com a demanda. Não haverá corte pelas contas de abril e maio, e não é necessário enviar mais de uma mensagem sobre o mesmo ramal.