Dmae faz 2,4 mil análises diárias na água distribuída em Porto Alegre

Dmae faz 2,4 mil análises diárias na água distribuída em Porto Alegre

Cheia aumentou a turbidez da água e vazão foi reduzida para manter a qualidade do tratamento

Correio do Povo

publicidade

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) mantém a rotina de análises periódicas da água em Porto Alegre. Ao todo, são realizadas 2,4 mil coletas diárias - tanto nas Estações de Bombeamento de Água (Ebabs), onde acontece a captação, quanto nas Estações de Tratamento de Água (ETAs), onde começa a distribuição.

“A água que chega às residências da Capital já está própria para o consumo da população. Seguimos uma rotina rigorosa para garantir a qualidade do abastecimento em toda a cidade, seguindo diretrizes estabelecidas nacionalmente”, afirma o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.

O órgão conta, ainda, com pontos de captação dentro do Guaíba. A cheia aumentou a turbidez da água, como sempre que há alteração climática drástica. A vazão foi reduzida, quando necessário, para manter a qualidade do tratamento.

Composto por seis Estações de Tratamento, o sistema de abastecimento de água da Capital está normalizado desde 8 de junho, quando foi retomada a operação da ETA Ilhas. Situações pontuais de desabastecimento, decorrentes da baixa vazão na captação, são informadas em tempo real nas redes sociais do Dmae.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895