Dmae inicia obras de extensão de nova rede pluvial no bairro Passo D'Areia, em Porto Alegre

Dmae inicia obras de extensão de nova rede pluvial no bairro Passo D'Areia, em Porto Alegre

Previsão é que trabalhos na avenida dos Industriários sigam até a próxima sexta-feira, afetando o trânsito na área

Felipe Faleiro

Terceirizados do Dmae trabalhavam na retirada de material na manhã desta segunda

publicidade

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciou, na manhã desta segunda-feira, uma obra para evitar alagamentos na avenida dos Industriários, na região do Parque Alim Pedro, bairro Passo D’Areia, na zona Norte de Porto Alegre. Para a continuidade dos trabalhos, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) executa bloqueios entre as ruas Cacequi e Caxias do Sul, alterando o trânsito tanto para quem se desloca à avenida Assis Brasil, quanto aos que vão à Plínio Brasil Milano.

A obra em si é uma nova rede de esgoto pluvial, com 600 milímetros de diâmetro e cerca de 30 metros de extensão. Ela passa por baixo da avenida dos Industriários, e foi construída na região na década de 1950, conforme o Dmae. Por ser antiga e já ter apresentado rompimentos na área do canteiro central, o órgão decidiu substituí-la, em um investimento de cerca de R$ 33 mil. A previsão, conforme o técnico Jonatas dos Santos, da empresa Brasmac Engenharia, responsável pela obra e que estava no local hoje pela manhã, é concluir os trabalhos até a próxima sexta-feira.

Não faltará água aos moradores do entorno no decorrer da obra, e a nova rede, além de aumentar a vazão, deve evitar ocorrências de alagamentos na calçada junto ao parque, segundo moradores. “Acredito que esta obra vai ficar excelente. Às vezes, quando chove muito forte, a água também invade a rua e faz com que os carros tenham de passar mais lentamente para quem vai para a Plínio”, afirma o representante comercial Luiz Fernando Hubner, que vive em um dos edifícios próximos. 

De acordo com ele, há também outros problemas de mobilidade na área cujas resoluções poderiam ser priorizadas pela Administração, a exemplo do melhor acesso da Caxias do Sul até a rua 24 de Junho, que hoje não é possível em razão de haver o canteiro no meio da avenida. A obra atual do Dmae provoca alguns desvios de trânsito, sinalizados pela EPTC. “Os trabalhos devem durar dois dias em cada lado da via”, informa Jonatas. 

A partir do final da tarde de hoje, quem vai no sentido Assis Brasil-Plínio precisa contornar o parque por trás, entrando à direita na 24 de Junho, depois acessar as ruas Tupanciretã, Rio Pardo e Dr. Napoleão Laureano, e retornar por fim à avenida dos Industriários. Para estes condutores, o desvio permanece até o final dos trabalhos. Já a partir de quarta-feira, quando estima-se que o conserto da rede pluvial passe para o outro lado da via, os motoristas que vêm no sentido Plínio-Assis Brasil não vão precisar sair da avenida dos Industriários, mas terão de acessar o sentido contrário da mesma, que também estará sinalizado.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895