DMLU abre Semana do Lixo Zero com ação na Orla de Ipanema

DMLU abre Semana do Lixo Zero com ação na Orla de Ipanema

Ação serviu para conscientizar a população sobre a importância da separação e descarte correto de resíduos

Rodrigo Thiel

Estande do DMLU contou com materiais e atividades lúdicas para comunicar sobre a Semana do Lixo Zero

publicidade

Começou neste domingo e segue até o próximo sábado, dia 28, a terceira edição da Semana do Lixo Zero em Porto Alegre. A primeira ação realizada pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) foi realizado na Orla de Ipanema. De acordo com o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, o principal objetivo das ações é chamar a atenção da comunidade para conscientizar sobre a necessidade da separação e do descarte correto dos resíduos.

Na manhã deste domingo, o DMLU montou um estande junto ao Brique de Ipanema com atividades  para todas as idades, como quebra-cabeça, jogo da memória, uma exposição sobre os resíduos e distribuição de cartilhas com as melhores práticas. “Só com uma participação entre Poder Público e comunidade que a gente vai conseguir enfrentar o descarte irregular do lixo na cidade”, destacou o diretor-geral Marques.

Durante a Semana do Lixo Zero, serão realizadas ações de coleta de eletroeletrônicos, blitz educativas, palestras em escolas e a abertura de um contêiner de lixo para análise dos materiais encontrados. Marques cita ainda que, diariamente, o DMLU recolhe cerca de 1.300 toneladas de resíduos. Destes, cerca de 250 a 300 toneladas poderiam ser recicladas se descartadas corretamente. “Por isso nossa intenção é destacar a importância da segregação dos resíduos. Isso diminuiria os custos do DMLU e aumentaria a geração de emprego e renda nas unidades de triagem”, completou. 

Segundo ele, apenas nos dias posteriores à enchente em setembro, foram recolhidos mais de 1.200 toneladas de resíduos na orla do Guaíba, principalmente materiais plásticos como PET, que foram descartados irregularmente em rios, arroios e córregos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895