Cidades

DMLU remove lixo da orla do Guaíba após festejos de Carnaval no final de semana em Porto Alegre

Órgão disse que quantidade de entulhos no trecho foi insignificante para ser quantificada

DMLU recolhe lixo do carnaval na Orla do Guaíba
DMLU recolhe lixo do carnaval na Orla do Guaíba Foto : DMLU/Divulgação/CP

Os festejos de Carnaval em Porto Alegre ao longo do último final de semana deixaram também um rastro de lixo e entulhos na orla do Guaíba, mas que foram recolhidos por funcionários terceirizados da Cootravipa ainda no final da noite de domingo e começo da manhã desta segunda-feira, e havia uma quantidade mínima de materiais neste espaço. Nas primeiras horas do dia, já não era mais possível visualizar resíduos no local.

Os frequentadores destes espaços e foliões em geral também já haviam dissipado após aproveitarem a festa em um dos pontos turísticos mais icônicos da Capital, e apenas alguns corredores circulavam pela área. De acordo com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), o volume de lixo removido da orla foi relativamente pouco para ser quantificado.

Veja Também

“As equipes da Seção Centro do DMLU atuam na varrição e remoção de resíduos desde a madrugada, mas não há um impacto significativo de resíduos para quantificar”, salientou o órgão, em nota. Assim, não havia informações sobre a quantidade de lixo removido do local. O trecho 1 da orla, próximo da Usina do Gasômetro, está sob responsabilidade da GAM3 Parks, mas os funcionários da limpeza atuaram também para auxiliar neste serviço.

A Prefeitura informou que o órgão trabalha normalmente com todas as coletas durante a segunda e terça-feira, tanto domiciliar, quanto seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h e das 13h às 16h. Durante o último final de semana, com o Guaíba mais baixo, foi possível visualizar resíduos plásticos trazidos pelas correntes do curso d’água até a margem, porém as equipes também seguem trabalhando para estas remoções.