DNIT realiza bateria de sondagens de solo na BR 116 em São Leopoldo

DNIT realiza bateria de sondagens de solo na BR 116 em São Leopoldo

O trecho é o primeiro a receber as melhorias por ser o principal gargalo no tráfego da rodovia

Stehany Sander

Serão feitos 18 furos de sondagens para confirmar a geotécnica do substrato onde as novas estruturas ficarão apoiadas

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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está realizando a bateria de sondagens de solo para a conclusão do projeto de engenharia da construção das novas pontes sobre o rio dos Sinos, na BR 116, em São Leopoldo. As intervenções integram o lote 1 das obras de melhoramentos físicos e de segurança de tráfego da rodovia e preveem uma reformulação significativa em um segmento de 38,5 quilômetros, entre Novo Hamburgo e Porto Alegre, em uma das mais importantes rodovias do Estado.

O trecho, localizado entre o km 240 e o km 246, foi escolhido pelo DNIT para ser o primeiro a receber as melhorias por ser o principal gargalo no tráfego da rodovia, recebendo em média 140 mil veículos por dia e ocasionando lentidão e engarrafamentos nos horários de pico do trânsito.

Atualmente, as equipes contratadas para executar os projetos básico e executivo, como também a obra, estão realizando a sondagem do solo. Serão feitos 18 furos de sondagens para confirmar a geotécnica do substrato onde as novas estruturas ficarão apoiadas. Com os dados, será possível definir o tipo de fundação, se será em estacas ou tubulão, para sustentar as novas pontes, no km 245, no viaduto da várzea do rio dos Sinos e ainda no viaduto de acesso ao bairro Scharlau. Este trabalho deve ser concluído em 20 dias.

Após implantadas as melhorias, o número de faixas de rodagem neste ponto da rodovia irá dobrar, passando de duas para quatro, em cada sentido. Para garantir maior fluidez ao tráfego em São Leopoldo, o DNIT também irá implantar em outros pontos da BR 116, uma terceira faixa, em ambos os sentidos. Para isso, o canteiro central, que existe hoje na rodovia, será substituído por muretas de proteção abrindo espaço para mais uma faixa em cada sentido da rodovia.


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