Dois Irmãos lança a campanha '10 minutos contra a dengue'

Dois Irmãos lança a campanha '10 minutos contra a dengue'

Até o momento, município já contabiliza quatro casos confirmados da doença

Fernanda Bassôa

publicidade

Com quatro casos confirmados de dengue só em 2022, a cidade de Dois Irmãos lançou a campanha “10 minutos contra a dengue” para coibir os focos de proliferação do mosquito em todos os bairros da cidade.

Com ações semanais da população dentro de suas residências, que duram apenas 10 minutos, é possível impedir que o ciclo da doença se espalhe. “O mosquito-rajado transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela vive e se reproduz dentro e ao redor das residências e outros locais onde haja recipientes com água parada”, explica o biólogo Fernando Goulart Timm, coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental do município de Dois Irmãos. Como o ciclo do mosquito, do ovo ao adulto, demora de 3 a 10 dias, dependendo da temperatura, revisando o quintal duas vezes por semana e controlando os criadouros, é possível interromper o desenvolvimento do inseto.

“Estamos sugerindo duas ações de 5 minutos, pois o ciclo de vida do mosquito diminuiu de 5 para 3 dias em período muito quentes. Na maioria dos casos, 5 minutos é o suficiente para verificar um quintal, mas podem ser necessários 10 minutos ou mais em cada verificação, dependendo da situação”, diz Fernando.

As pessoas devem procurar focos de larvas de mosquitos em caixas de água de coleta de água da chuva (cisternas), bombonas de coleta de água, bromélias, ralos que fiquem permanentemente com água, entulhos, vasos e recipientes, pratinhos de vasos de plantas, piscinas não tratadas ou tratadas, pneus e lonas plásticas. Denúncias de infestações de mosquitos e dúvidas podem ser feitas pelo telefone (51) 3564-8871.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895