Drive-thru para imunizar idosos acontece neste sábado na região Metropolitana

Drive-thru para imunizar idosos acontece neste sábado na região Metropolitana

Canoas vacinará idosos acima de 75 anos e Esteio aplicará as doses em pessoas com mais de 76 anos

Fernanda Bassôa

Para receber o imunizante, o idoso deverá estar previamente agendado

publicidade

A partir das 9h deste sábado, equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Esteio aplicarão a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos acima dos 76 anos, através de formato drive-thru. O esquema será montado no Pavilhão da Agricultura Familiar, do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (entrada pelo Portão 1), bairro Novo Esteio.

Para receber o imunizante, o idoso deverá estar previamente agendado e a Secretaria de Saúde do município informou que vai vacinar até 700 pessoas. Simultaneamente, outras equipes da SMS irão aplicar a segunda dose em idosos que receberam a dose inicial da CoronaVac no dia 13 de fevereiro. A imunização para este público acontece em frente à Secretaria (avenida Padre Claret, 666, na área central da cidade). Não é necessário fazer agendamento.

Ainda no sábado, além de atuarem nos dois drives-thrus, vacinadores da pasta vão imunizar cerca de 170 idosos acamados e domiciliados que ainda não receberam a primeira dose da vacina e que fizeram o agendamento por telefone.

Na segunda-feira, serão imunizados idosos que receberam a primeira dose nos dias 14 e 15 de fevereiro; na terça-feira, os que foram vacinados em 16 de fevereiro e assim sucessivamente. A prefeitura lembra que a data exata da dose complementar está anotada no cartão de vacinação entregue no dia que foi feita a primeira aplicação. Por isso que o documento deve ser levado junto, assim como documento de identificação.

Idosos que ainda não fizeram o cadastramento para receber a dose da vacina podem fazer até esta sexta-feira contatando a SMS pelos telefones (51) 3473-6377, (51) 3473-8964, (51) 3473-0480 e (51) 3458-2824, das 8h às 12h e das 13h às 17h ou com o envio de mensagem de texto pelo WhatsApp para o número (51) 98600-8306, das 8h às 17h. Além destes públicos, a SMS está aplicando a dose complementar em profissionais da saúde e a segunda dose em idosos acamados/domiciliados. Nestas imunizações específicas, também estão sendo vacinados um cuidador por idoso.

Pessoas acima de 76 anos que não conseguirem ir até o drive-thru de sábado e que não receberam nenhuma dose da vacina poderão fazer o agendamento para a próxima semana. Acamados e pessoas com dificuldade de locomoção desta faixa etária também podem agendar para serem imunizadas em casa. O agendamento deve ser feito pelo telefone ou WhatsApp da SMS.

Canoas

Já em Canoas, a prefeitura retoma neste sábado o drive-thru de vacinação para idosos e amplia a faixa etária para a população a partir de 75 anos. A ação ocorrerá no Parque Eduardo Gomes, das 8h às 16h. A exemplo dos anteriores, o drive-thru será exclusivo para aplicação de primeiras doses. Para se vacinar, os idosos devem levar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência. Serão disponibilizadas 4 mil doses.

O atendimento acontece por ordem de chegada, com distribuição de senhas. O público deve acessar a rua Bartolomeu de Gusmão e ingressar no Parque pela rua Oliveira Viana. O novo lote de CoronaVac, que chegou ao município nesta quinta-feira, será destinado à ampliação da vacinação dos idosos e profissionais da saúde que ainda não receberam a primeira dose. Nas unidades básicas de saúde, segue a aplicação da segunda dose para pessoas acima de 85 anos.

Sapucaia

Em Sapucaia, neste sábado, idosos de 74 anos ou mais podem procurar um dos sete postos de saúde do município para receber a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. Na mesma data será aplicada a 2ª dose dos grupos prioritários que já foram vacinados com Coronavac/Butantã até o dia 27 de fevereiro.

As vacinas serão aplicadas nas unidades:

ESF FORTUNA – Para moradores dos bairros Carioca, Fortuna, Colonial; 
COHAB CASAS - Para moradores dos bairros Cohab Casas, Cohab Blocos, São José, Freitas; 
ESF OSWALDO CRUZ - Para moradores dos bairros Colina Verde, São Cristovão, Itapemirim, Bela Vista, Vargas; 
UBS CENTRO - Para moradores dos bairros Centro, Nova Sapucaia;
ESF JOÃO DE BARRO - Para moradores dos bairros Pasqualini, Natal, Boa Vista, Alcina, Jardim América, João de Barro; 
ESF PRIMOR - Para moradores dos bairros Primor, Silva, Capão da Cruz, 
UBS GREISS - Para moradores dos bairros Greiss, São Caetano. 

A Prefeitura de Sapucaia informou que já fez aplicação de 7.243 doses contra a doença. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895