Edital Braskem Projetos que Transformam abre inscrições
Podem participar iniciativas dos municípios de Triunfo, Montenegro, Nova Santa Rita e Rio Grande
publicidade
Em sua terceira edição, o Edital Braskem Projetos que Transformam está com inscrições abertas. Desenvolvida em âmbito nacional, a ação que busca impulsionar iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável e a inclusão social nas comunidades onde a companhia atua, irá selecionar dois projetos no Rio Grande do Sul. Podem participar projetos das cidades Triunfo, Montenegro, Nova Santa Rita e Rio Grande ligados a pelo menos um dos três temas centrais da iniciativa: Economia Circular e Clima; Educação Profissional e Tecnológica ou Inclusão Social. Em virtude do cenário de reconstrução vivido pelo RS, serão priorizados projetos focados em reconstrução. As inscrições podem ser realizadas de 05 de agosto a 28 de agosto exclusivamente pelo site editaisbraskem.prosas.com.br. Cada projeto selecionado poderá receber investimentos de até R$ 50 mil.
Para a seleção, os projetos serão avaliados em cinco etapas: análise eliminatória, técnica classificatória, documental inicial, estratégica e documental final. A divulgação dos selecionados está prevista para ocorrer em 07 de novembro.
Segundo explica o gerente de Relações Institucionais da Braskem no RS, Daniel Fleischer, o edital tradicionalmente seleciona projetos que apresentam soluções a problemas ou demandas preexistentes e que, quando executados, de fato, passam a impactar as comunidades e melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Neste ano, dado o cenário de reconstrução, iremos priorizar iniciativas que, além de atenderem aos critérios técnicos, tenham sido de alguma forma impactadas pelas enchentes. É uma forma a mais de estarmos presentes juntos às pessoas”, explica.
Em 2023, o edital recebeu um total de 229 propostas, sendo 34 delas provenientes do Rio Grande do Sul. Dois projetos foram selecionados e estão em execução no estado no momento. São eles: “As galinhas não são mais as mesmas: agora o galinheiro é sustentável, educacional e de inclusão social”, da Escola Técnica Municipal Farroupilha, de Triunfo; e “Do Lixo ao Domo”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Campos Salles, de Nova Santa Rita. Em 2024, serão destinados recursos para até 15 projetos selecionados no país. Além do RS, a iniciativa contempla projetos da Bahia, Alagoas, São Paulo e Rio de Janeiro.