Eduardo Leite volta a defender substituição do Muro da Mauá: “sucumbiu diante da gravidade do que nós passamos”

Eduardo Leite volta a defender substituição do Muro da Mauá: “sucumbiu diante da gravidade do que nós passamos”

Em evento na noite nesta quinta-feira, governador citou necessidade de um novo sistema de proteção contra cheias para Porto Alegre

Cristiano Abreu

Governador participou de lançamento de campanha publicitária pela retomada da autoestima dos gaúchos após enchentes

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Ao participar de um evento junto ao Muro da Mauá, na noite desta quinta-feira, o governador do Rio Grande do Sul voltou a citar a necessidade de revisão do sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre. Para Eduardo Leite, Estado e município precisam se debruçar sobre o tema para “proteger efetivamente a cidade de Porto Alegre, assim como outras regiões que precisarão ser protegidas”.

“Importante destacar que temos no horizonte, um novo uso, uma nova ocupação para esta área. Os próprios armazéns precisarão ser protegidos e o sistema de proteção deverá se colocar numa outra posição. Então o muro não é inimigo, o muro não é adversário, o muro não é nesse caso algo a ser combatido, enfrentado e nesse momento que a gente passou se revelou toda a expectativa sobre o muro, que teve o seu momento em que serviu como proteção, mas que infelizmente sucumbiu, não fisicamente, mas como sistema de proteção. Sucumbiu diante da gravidade do que nós passamos”, afirmou.

A declaração de Leite ocorreram durante um evento que marca a renovação da mídia publicitária do muro – um painel com 48 metros de extensão foi instalado para celebra a resiliência da Capital. Convidado pelo consórcio que detém a concessão para explorar comercialmente os espaços o governador discursou, acompanhados dos sócios da empresa, de representantes da prefeitura da Capital e de entidades e voluntários que auxiliaram com doações, abrigos e resgates em decorrência da inundação de maio deste ano.

“Mas enquanto este muro estiver aqui, estabelecido nestas condições, ele se propõe hoje a ser um contador de histórias, a ser a exposição de forças, de, além da publicidade que nele se apresenta, ser também um chamado à cidade, ao povo gaúcho, para aquilo que deve nos mobilizar. E nesse momento, o que nos mobiliza é a reconstrução do Estado, que não é feita simplesmente com cimento concreto, estruturado. Essa reconstrução é feita com pessoas”, completou Leite.

“Mexer com a autoestima dos gaúchos e incentivar a reconstrução. Este é o objetivo de desta ação publicitária lançada oficialmente hoje”, assegurou o diretor de uma das empresas que integram o consórcio, a Hmídia, João Pedro Silveira.

“O muro ilumina a cidade, traz cultura para a cidade, então é um momento muito bacana, a gente quer tocar os corações das pessoas, mostrar a força do gaúcho”, detalhou o diretor da Sinergy Novas Mídias, Eduardo Ferreira, fazendo referência ao cavalo Caramelo, símbolo da enchente após surgir ilhado e ter sua história contada em rede nacional e que agora estampa um dos painéis publicitários do muro.


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