Eleição do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul acontece nesta terça-feira

Eleição do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul acontece nesta terça-feira

Votação será on-line e obrigatória, exceto para profissionais com mais de 70 anos

Caroline Garske

publicidade

Acontece nesta terça-feira, das 00h às 23h59, a eleição para escolher a nova gestão do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS). O voto é obrigatório para todos os profissionais registrados no CAU/RS. A chapa escolhida nesta terça-feira seguirá na gestão de 2024 a 2026. Três chapas concorrem ao pleito, que deverá eleger 25 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes. O voto é obrigatório, exceto para profissionais com mais de 70 anos. Para votar, o profissional deve estar cadastrado no portal gov.com.br.

A votação é totalmente on-line pelo endereço eletrônico votaarquiteto2023.com.br. As chapas concorrentes são: Chapa 1 - Todos os Lugares; Chapa 2 - CAU Conecta; e Chapa 3 - CAU/RS Mais+. O atual presidente do Conselho, Tiago Holzmann da Silva, esteve à frente da gestão nos dois últimos mandatos, desde 2018, e explica que serão eleitos 50 conselheiros, 25 titulares e 25 suplentes. “Desses colegas, muito provavelmente teremos eleitos das três chapas, proporcional à quantidade de votos, e isso nos parece algo muito interessante”, comenta.

Além dos 50 conselheiros eleitos, serão escolhidos também dois federais - um titular e um suplente - que representarão o CAU/RS em Brasília. Ou seja, são 52 vagas em renovação. “Temos a responsabilidade de garantir os avanços e progressos que o CAU/RS tem trazido para a profissão, no reconhecimento, na ampliação da fiscalização, implantação de escritórios regionais, no sucesso das relações institucionais e também nas campanhas realizadas. A expectativa é muito grande para que essa nova composição tenha sucesso nesses desafios”, salienta o presidente.

O resultado do pleito deve sair já na madrugada de quarta-feira. A diretoria será escolhida na primeira plenária de janeiro de 2024. O Rio Grande do Sul é o quarto estado com maior número de arquitetos e urbanistas, após São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, respectivamente. Ao todo, 18.702 profissionais possuem registro no CAU/RS, dos quais mais de 12 mil são mulheres. A Arquitetura e Urbanismo representa um importante campo de atuação que movimenta a economia gaúcha, já que são mais de 3,5 mil empresas ativas em todo o estado.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895