Cidades

Eleição para diretoria do Sindicato dos Rodoviários entra no segundo dia em clima de tranquilidade em Porto Alegre

Pleito encerra às 22h na sede do Stetpoa e às 22h30min em outras 12 garagens

O Sindicato dos Rodoviários tem uma das eleições mais acirradas dos últimos tempos
O Sindicato dos Rodoviários tem uma das eleições mais acirradas dos últimos tempos Foto : Camila Cunha

A eleição para a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte de Porto Alegre (Stetpoa) transcorre nesta quarta-feira, segundo e último dia de votações, também em clima de tranquilidade. Duas chapas concorrem ao pleito, para um mandato de cinco anos: a Chapa 1 tem como candidato a presidente Adair da Silva, que busca a reeleição, e a Chapa 2, de oposição, tem como postulante ao cargo Adão José dos Santos, o Adão Gigante.

De acordo com a comissão eleitoral, cerca de 450 rodoviários já haviam exercido o direito ao voto até o final da manhã desta quarta. Ao todo, 13 urnas foram instaladas nas doze garagens de ônibus da cidade: VTC, Carris, Belém Novo, VAP, Presidente Vargas, Sudeste, Navegantes, Nortran, Sopal, Restinga, Gasômetro e Trevo, e ainda mais uma na sede do próprio sindicato, no bairro Cidade Baixa, onde os candidatos estiveram na manhã da quarta, conversando com os colegas.

Veja Também

O voto não é obrigatório, e a votação encerra ainda hoje, às 22h na sede do Stetpoa e às 22h30min nos demais locais. A apuração inicia imediatamente após o fechamento das urnas, e a expectativa é que o nome do vencedor seja conhecido já nesta quinta-feira. O pleito, que originalmente seria no mês de setembro, mas acabou adiado por questões jurídicas, iniciou nesta terça, com 1.726 sócios rodoviários que podem votar, enquanto a categoria tem 3,6 mil representantes na Capital.

A Chapa 1 destacou as conquistas até o momento, como a criação de uma delegacia especializada para combater roubos e assaltos no transporte coletivo, resultando na diminuição de ocorrências deste tipo. Já a Chapa 2 coloca, entre suas principais bandeiras de campanha, a reposição salarial para a categoria e equivalência de benefícios com as entidades da região metropolitana, além da retomada de cobradores nos ônibus.