Cidades

Em cerimônia coletiva, 50 casais celebram união em Porto Alegre

No RS, um total de 450 sonhos foram realizados em ação da Universal, também promovida em todo o Brasil

Evento trouxe familiares, parentes, amigos e fiéis, que acompanharam e aplaudiram, emocionados, a cerimônia oficiada pelo bispo Guaracy Santos
Evento trouxe familiares, parentes, amigos e fiéis, que acompanharam e aplaudiram, emocionados, a cerimônia oficiada pelo bispo Guaracy Santos Foto : Ricardo Giusti

Uma grande cerimônia marcou no começo da noite desta quinta-feira a oficialização da união de 50 casais e reuniu milhares de assistentes em Porto Alegre. O casamento coletivo foi celebrado na Catedral da Igreja Universal, na Capital, localizada na avenida Júlio de Castilhos, 607, projetada para receber mais de 4 mil pessoas. A ação ocorreu de forma simultânea em várias localidades do Brasil, envolvendo milhares de pessoas. Somente no Rio Grande do Sul, 450 uniões foram celebradas.

Na Catedral, o evento trouxe familiares, parentes, amigos e fiéis, que acompanharam e aplaudiram, emocionados, a cerimônia oficiada pelo bispo Guaracy Santos.

“Diante de Deus, vocês reafirmam o compromisso com o amor e com Deus”, destacou o bispo. O casal Getúlio de Souza Lima e Marli da Silva Pedreira celebraram a oficialização do relacionamento em Porto Alegre. Para Marli, o momento é importante pela bênção recebida. “Então, a gente decidiu receber essa bênção de Deus. Até então, eu não sabia a importância de ser abençoada no altar do Senhor, e hoje eu sei”, definiu Marli.

Getúlio Lima também destaca o estreitamento dos laços afetivos e vai além. “Não só por estar juntos, mas a bênção é muito bem-vinda, nos coloca numa situação muito mais compromissada, muito mais, e até em termos sociais ajuda também, né?”, argumentou o noivo prestes a subir ao altar.

Marli e Getúlio são moradores do bairro Medianeira, na Capital | Foto: Ricardo Giusti

Terapia do Amor

Os casamentos coletivos consolidam os resultados da ação Terapia do Amor: palestras realizadas sempre às quintas-feiras em todas as igrejas, dedicadas, principalmente, a atender casais com dificuldades em seu relacionamento.

“O conceito de família, de casamento, graças a Deus, entrou na mente do gaúcho com clareza e força. Para mim é uma alegria imensa”, completa o bispo Guaracy Santos.

A Terapia do Amor, com o casamento coletivo, é importante também por permitir que muitos casais que já viviam juntos, mas ainda não haviam oficializado sua união tanto nos planos civil como no religioso, realizem este grande desejo.

“Agora é a oficialização perante Deus”, afirmou um dos casais enquanto subia ao palco. Além de terem assistido às palestras das quintas-feiras, os casais fizeram também curso preparatório, denominado Casamento Blindado, no qual recebem orientações e ganham certificado de conclusão ao término.

O pastor Felipe Vasconcelos, coordenador da ação em Porto Alegre, reforça a necessidade de buscar caminhos para a preservação dos casamentos e das famílias. Felipe também reforçou o convite para as reuniões, que ocorrem semanalmente na Catedral do Centro Histórico. As palestras são realizadas todas as quintas-feiras.