Em um ano, UPA de Pelotas atende 68,3 mil pessoas

Em um ano, UPA de Pelotas atende 68,3 mil pessoas

No período, unidade de saúde realizou 26 mil exames e 61,5 mil consultas

Correio do Povo

UPA de Pelotas completou um ano

publicidade

A Unidade de Pronto Atendimento do bairro Areal, primeira UPA 24 horas de Pelotas, completou um ano de funcionamento nessa terça-feira. Por mais de seis meses, a estrutura, instalada na avenida Ferreira Viana e de porte I, foi mantida com recursos do município.

A média mensal do custo de manutenção é de R$ 675 mil e, atualmente, a cidade arca com 70% do valor, sendo o restante dividido entre os governos federal e estadual. “A equipe está sintonizada com os nossos princípios de carinho e capricho”, disse a prefeita Paula Mascarenhas.

Neste primeiro ano, segundo informações do município, a UPA atendeu 68.366 pessoas. Foram feitas 61.581 consultas e realizados mais de 26 mil exames.  A prefeitura anunciou que agora deve priorizar a abertura da segunda unidade de Pelotas, localizada no Centro. Foi definido que alguns recursos extras previstos para o próximo ano serão destinados à estrutura.

Até agora, foram utilizados na obra da UPA, na avenida Bento Gonçalves, mais de R$ 5 milhões. A unidade será do mesmo porte da outra e terá serviço de odontologia de emergência. “A obra está apenas aguardando sugestões dos bombeiros e na parte elétrica, uma vez que a legislação mudou desde o início do projeto”, disse a secretária municipal de Saúde, Ana Costa.

Segundo ela, até o fim da próxima semana, a corporação deve apontar as alterações necessárias. Alguns dos equipamentos para a UPA já foram adquiridos e outros estão em processo de licitação e cotação. Conforme Ana Costa, a previsão de início dos serviços é para o primeiro semestre de 2018.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895