Cidades

Embaixador da Georgia promove trocas culturais em visita ao Rio Grande do Sul

República situada na chamada Eurásia é referência na produção de vinhos e possui arquitetura milenar

Em visita à sede do Correio do Povo, o embaixador da Georgia no Brasil, Zurab Mchedlishvili, recebeu do presidente do veículo, Marcelo Dantas, uma página do jornal veiculado na data em que nasceu
Em visita à sede do Correio do Povo, o embaixador da Georgia no Brasil, Zurab Mchedlishvili, recebeu do presidente do veículo, Marcelo Dantas, uma página do jornal veiculado na data em que nasceu Foto : Pedro Piegas

O embaixador da Georgia, Zurab Mchedlishvili, visitou a sede do Correio do Povo nesta semana, onde prestigiou a exposição “Tempo em Notícias”, que celebra os 130 anos do jornal. Na ocasião, o diplomata recebeu, do presidente do veículo, Marcelo Dantas, uma cópia da edição veiculada no dia em que nasceu.

Localizada na região chamada de “Eurásia”, fazendo fronteira com a Rússia e a Armênia, Georgia é uma região conhecida pelos registros históricos das primeiras produções de vinho, que datam de 8 mil anos atrás. “Hoje temos 800 tipos de uvas que produzimos e diferentes tipos de vinhos. Recebemos um turismo especialmente para a rota de vinhos. Nosso vinho é super popular em todo o mundo e esperamos que o conhecimento sobre ele vá aumentar nesta região também (no Rio Grande do Sul)”, destacou o embaixador.

Com apenas 69.700 km² e uma paisagem exuberante, que inclui montanhas e áreas planas, o país tem litoral para o Mar Negro e oferece opções turísticas diversas, em especial construções arquitetônicas seculares. Um dos atrativos mais famosos é Vardzia, um grande mosteiro em cavernas que data do século XII.

Veja Também

De acordo com Zurab, o principal motivo da vinda ao Rio Grande do Sul é o incentivo às relações bilaterais entre os países, para além do Sudeste e Centro do Brasil. Com uma atuação que já soma 16 anos em terras brasileiras, a embaixada da Georgia exerce um importante papel para a manutenção de conexões econômicas e turísticas entre os países.

“O Rio Grande do Sul é uma região muito importante e produtiva para futuras cooperações, pois produz vinho, por exemplo. Temos muitas coisas em comum, os mesmos problemas que a Geórgia, e a verdade é que é ainda mais importante aprofundar um pouco o conhecimento entre dois países tão distantes e duas regiões com populações que possam compreender melhor a cultura uma da outra”, complementou o embaixador.