Empresa gaúcha desenvolve tecnologia que permite fabricação de solados mais sustentáveis

Empresa gaúcha desenvolve tecnologia que permite fabricação de solados mais sustentáveis

Inédito, termoplástico produzido pela FCC, de Campo Bom, é 99,9% oriundo de fontes verdes

Correio do Povo

publicidade

Um novo componente, desenvolvido no Rio Grande do Sul, permitirá a fabricação de solados 100% recicláveis. A tecnologia inédita no mundo foi desenvolvida pela FCC, empresa de Campo Bom (RS) especializada na fabricação de materiais para diferentes setores da indústria. 

Batizado de TR Green 99, o produto sustentável é um termoplástico TR, componente que, transformado em um processo de injeção, resulta nos solados que estão nos pés dos consumidores. Nas últimas duas décadas, o setor calçadista tem buscado reduzir seus impactos ambientais. No entanto, os solados hoje utilizados não haviam conseguido ultrapassar os 50% de composição renovável.

Pioneira nas pesquisas em busca de um produto mais sustentável, ainda em 2011 a FCC havia chegado a um composto com pouco mais de 30% de fontes renováveis. "O produto atual é um avanço enorme em relação ao que se tinha. Ele não gera resíduo, toda a sola pode ser triturada e reciclada. Além disso, o composto tem a mesma eficiência dos produtos tradicionais e pode ser usado nas mesmas máquinas que os fabricantes já possuem", conta o CEO da FCC, Marcelo Reichert.

A expectativa é de que em breve os solados sustentáveis estejam nos pés dos brasileiros. A FCC é uma fornecedora tradicional no mercado calçadista e está presente em todas as 50 maiores empresas do setor. "Conseguimos aliar o desenvolvimento de produtos completamente novos à tradição de oferecer produtos confiáveis e de alto desempenho.  O TR Green 99 sintetiza muito da nossa vocação e daquilo que entendemos ser os rumos do mercado", reforça o diretor de Negócios da FCC, Marcelo Garcia.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895