Empresa pública de limpeza reativa Setor de Educação Ambiental em Caxias do Sul

Empresa pública de limpeza reativa Setor de Educação Ambiental em Caxias do Sul

As palestras e o roteiro ecológico, promovidos pela Codeca, haviam sido suspensos em 2020 devido à pandemia

Celso Sgorla

As palestras gratuitas podem ser solicitadas por escolas, entidades e empresas privadas

publicidade

A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) reativou o setor de Educação Ambiental e abriu a agenda para palestras educativas à comunidade. As palestras e o roteiro ecológico, promovidos pela Companhia, haviam sido suspensos em 2020 devido à pandemia.

A equipe de Educação Ambiental da Codeca foi reestruturada, sendo composta por quatro colaboradores e uma estagiária, e tem como objetivo conscientizar a comunidade para a prática de atitudes de responsabilidade socioambiental. “Com as palestras, a comunidade tem a oportunidade de aprender, na prática, como é feito o descarte correto dos resíduos orgânicos e seletivos. São enfatizados os cuidados com a preservação do meio ambiente quando do descarte dos resíduos sólidos urbanos. Além disso, devido à grande quantidade de descartes irregulares pela cidade e de materiais como sofás e móveis, entre outros, a ideia é ensinar a população os locais corretos para descartar esse tipo de material”, explica a diretora-presidente da Codeca, Maria de Lourdes Fagherazzi.

As palestras gratuitas podem ser solicitadas por escolas, entidades e empresas privadas pelo e-mail comunicacao@codeca.com.br. O roteiro “Caminho do Resíduo” pode ser agendado pelo mesmo e-mail. O roteiro, também gratuito, compreende visitação à sede da Codeca, à Estação de Transbordo São Giácomo (aterro sanitário já desativado) e a uma associação de recicladores, que realiza a triagem dos resíduos seletivos e os prepara para a comercialização.

O passeio compreende grupos de até 35 pessoas. Os participantes são responsáveis pelo transporte, cabendo à Codeca a disponibilização de um guia para o acompanhamento. Com duração de duas horas, o roteiro pode ser feito nas terças, quartas e quintas-feiras à tarde, com tempo bom.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895