Empresa Planalto suspenderá o transporte de passageiros entre Barra do Quaraí e Uruguaiana

Empresa Planalto suspenderá o transporte de passageiros entre Barra do Quaraí e Uruguaiana

Medida será tomada a partir do dia 1º de janeiro de 2023

Fred Marcovici

publicidade

A Planalto Transportes Ltda, concessionária da linha regular de passageiros entre Uruguaiana e Barra do Quaraí, fronteira com o Uruguai, comunicou em nota a desistência da empresa de operar a Linha 1873 já a partir do dia 1º de janeiro de 2023. Segundo a empresa, o motivo é inviabilidade econômica.

De acordo com os dirigentes, a baixa demanda de passageiros, aliada à intensa atividade de vans em transporte clandestino no segmento, inviabilizam a operação oficial. Na nota, a direção solicita também o cancelamento da tabela tarifária especial Porto Alegre/Barra do Quaraí, via Uruguaiana.

O prefeito barrense Maher Jaber disse que o município foi apanhado de surpresa pelo anúncio. “Estamos tomando as providências pertinentes. Entrando em contato com o DAER e com empresas que tenham interesse em atender de maneira provisória a linha até que haja uma alternativa definitiva”, explica. A gerência regional sediada em Uruguaiana também foi surpreendida pelo comunicado, diz Maher. “A maior preocupação é com as comunidades de Barra do Quaraí e Uruguaiana que dependem do serviço”, conclui.   

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania barrense, Iad Choli, a pasta lamenta o anúncio. “A decisão dificulta e em muito as ações da secretaria que realiza encaminhamentos de usuários para uma série de atendimentos em Uruguaiana – principalmente os médico-hospitalares'', conclui.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895