Cidades

Empresa que dará início a obra na ponte da Ilha dos Marinheiros em Rio Grande já está contratada

A obra deve durar seis meses e os trabalhos devem iniciar na próxima semana

A ponte Wilson Mattos Branco que leva à Ilha dos Marinheiros em Rio Grande foi totalmente danificada com as cheias de maio. Com isso ela precisou ser interditada e os aproximadamente 350 moradores do local utilizaram uma forma alternativa para chegar ao centro da cidade.

A Prefeitura da cidade anunciou a contratação da empresa que realizará a obra de estabilização da estrutura. Este é o primeiro passo para a recuperação da ponte. Os trabalhos devem iniciar na próxima semana e estão orçados em R$ 4 milhões. A empresa Thalassus Serviços de Drenagem e Mergulho será a responsável pela etapa que deve durar seis meses.

O secretário do Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE), Gilberto Arabidian, explica que essa fase do trabalho consiste na estabilização do solo/fundação da ponte, um processo fundamental para permitir a realização seguinte de outras intervenções. Após sua execução serão realizados testes de cargas para analisar as melhorias da estrutura.

Na sequência será iniciada a elaboração do projeto de recuperação da ponte. A empresa BGL Bertoni Engenharia Ambiental Ltda foi a contratada para a confecção dos respectivos projetos de engenharia. Ele esclarece que se tratam de dois projetos de recuperação contratados pela Prefeitura. O primeiro está relacionado à ponte menor da Ilha, que já está em fase de elaboração pela empresa. E o segundo da ponte maior, a Ponte Wilson Mattos Branco (que está interditada e cedeu com as enchentes de maio), que será elaborado ao final dos serviços de estabilização.

As duas pontes são contínuas uma na outra, intercaladas por uma faixa de terra de 100 metros. O valor contratado para os projetos de engenharia é de R$ 134 mil.

Além da recuperação das pontes, a Prefeitura também contratou a empresa que que irá recuperar a base e sub-base dos seis quilômetros da estrada que dá acesso à Ilha. As obras começam com a recuperação da base e sub-base da estrada, que foram danificadas pelas enchentes. O investimento total nessa etapa é de aproximadamente R$ 1,6 milhão.Após estes trabalhos, a Prefeitura dará início à etapa de asfaltamento do trecho, cujo investimento é de R$2milhões.