Encruzilhada do Sul contabiliza prejuízos após temporal

Encruzilhada do Sul contabiliza prejuízos após temporal

Somente na zona urbana, cerca de 250 casas ficaram destelhadas

Angélica Barcellos

publicidade

O temporal que passou no final de domingo por Encruzilhada do Sul trouxe estragos para a população da cidade do Vale do Rio Pardo. Conforme a Defesa Civil, o vento chegou a 113 km/h. A chuva durou menos de  uma hora e granízos caíram por cerca de 10 minutos. “As pedras tinham o tamanho de um ovo de codorna, o que acabou levando prejuízo para muitas famílias”, lamentou o coordenador municipal da Defesa Civil, Gilson Soares. 

Somente na zona urbana, cerca de 250 casas ficaram destelhadas. Na tarde desta segunda-feira, equipes da Prefeitura se deslocavam para o interior para contabilizar os estragos. A cidade ficou mais de 12 horas totalmente às escuras e alguns locais do município ainda estavam sem o fornecimento de energia elétrica no início desta tarde.

O Loteamento Edgar, o Paraíso e a Vila Fonte foram os bairros mais atingidos, sendo os dois últimos os mais carentes da cidade. Até a tarde desta segunda, mais de 150 famílias da zona urbana haviam sido atendidas pelas equipes da Prefeitura. Cerca de 1,5 mil metros de lona foram distribuídos. Cinco pessoas seguem fora de suas casas, sendo abrigadas por familiares.

O município já havia decretado situação de emergência devido à estiagem. Nesta semana, o documento deve receber um complemento devido aos estragos provocados pelo temporal. “Na quarta-feira, quando o comércio reabre após o carnaval, iremos providenciar telhas para as famílias em vulnerabilidade”, garantiu Gilson. 

Equipes da Secretaria Municipal de Obras passaram a segunda-feira desobstruindo vias e realizando cortes de árvores. Três caçambas foram utilizadas no trabalho.

Três equipes da Secretaria de Assistência Social seguem realizando o levantamento sócio econômico das pessoas atingidas pelo temporal. Gilson explica que a ideia é trabalhar "o mais rápido possível", para que na quarta-feira já tenha material para disponibilizar.

Duas equipes do Corpo de Bombeiros de Encruzilhada também auxiliam no trabalho. Foi solicitado o reforço dos bombeiros de Rio Pardo para auxiliar os atingidos pelo temporal.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895