Enfermeira e idosa recebem as primeiras doses em Santa Cruz do Sul

Enfermeira e idosa recebem as primeiras doses em Santa Cruz do Sul

Aplicação das vacinas ocorreu na tarde desta terça-feira, no HSC

Otto Tesche

Prefeita Helena Hermany (E) acompanhou a chegada das 2.460 unidades à cidade

publicidade

Uma enfermeira que trabalha na UTI Covid-19 do Hospital Santa Cruz (HSC) desde a abertura da unidade em março de 2020 e uma senhora de 73 anos residente da Associação de Auxílio aos Necessitados (Asan) foram as primeiras pessoas vacinadas em Santa Cruz do Sul. A aplicação das doses ocorreu na tarde desta terça-feira, no auditório do curso de Medicina, no HSC. Entre as 2.460 doses nesta etapa ao município, 1.899 se destinam aos profissionais de saúde que atendem diretamente pacientes Covid, 556 a moradores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e cinco para Pessoas com Deficiência em instituições.

As 4,4 mil doses para os 13 municípios da área de abrangência da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) chegaram a Santa Cruz do Sul ao meio dia deste terça. Durante a tarde houve o encaminhamento às secretarias municipais. A remessa servirá para a imunização de 3.370 profissionais de saúde de linha de frente de combate à Covid-19 na região, 987 residentes em instituições de longa permanência de idosos e os funcionários desses estabelecimentos e 43 PCDs.

A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, acompanhou a chegada das primeiras doses da CoronaVac na cidade. “Era um momento de grande expectativa e foi de muita emoção. A ciência correu rápido. A vacina será um grande elemento para vencermos a batalha contra o coronavírus." Ela ainda reforçou a necessidade da comunidade continuar se prevenindo com medidas como o uso da máscara e o distanciamento social.

Reunião na 13ª CRS

Uma reunião na 13ª CRS com as Vigilâncias Epidemiológicas ocorreu na manhã desta terça-feira e a decisão de iniciar ou não a vacinação de imediato ficou sob a responsabilidade de cada gestor municipal. Segundo a coordenadora da 13ª CRS, Mariluce Reis, as vacinas foram entregues conforme o número de habitantes e a quantidade de profissionais de saúde. “Santa Cruz do Sul, por ser maior e ter dois hospitais com UTI, vai receber mais. Isso vale para os municípios que têm hospital e ambulatórios de Covid-19.”

Sobre a forma de vacinação, Mariluce disse que, para evitar aglomerações, a aplicação deve ocorrer no ambiente de trabalho dos profissionais de saúde. “A preferência, neste primeiro momento, é para as pessoas que trabalham na linha de frente e nas casas geriátricas. No caso dos hospitais, deve ser primeiro nas pessoas que trabalham diretamente com pacientes positivados.”

Entre os municípios vizinhos da sede da 13ª CRS, Venâncio Aires foi o primeiro a pegar as vacinas. A aplicação das 700 doses começou no fim da tarde no Hospital São Sebastião Mártir. Em Rio Pardo, a vacinação inicia nesta quarta-feira, às 7h.

No município de Vera Cruz, a aplicação da primeira dose da vacina contra o novo coronavírus será às 8h desta quarta-feira, na Sala de Vacinas do Espaço Mamãe Criança, no Posto de Saúde Central. A enfermeira Birtia Muriel Pires, coordenadora do Ambulatório de Campanha, foi escolhida para ser a primeira a receber o imunizante. A secretária de Saúde, Clair Tornquist, informou que uma equipe da Vigilância Epidemiológica retirou as 190 doses na 13ª CRS, em Santa Cruz do Sul, nesta terça-feira. Uma segunda remessa deve ocorrer somente em fevereiro, quando os primeiros vacinados vão receber a segunda aplicação.

 

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895