Cidades

Entidades de São Leopoldo realizam reunião sobre a importância das mulheres na reconstrução

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Secretaria de Política para Mulheres discutiram Rede de Enfrentamento nas ações realizadas frente à calamidade climática

Casa Provisória de Acolhimento a Mulheres e Crianças, na Faculdades EST foi uma das ações lembradas na reunião
Casa Provisória de Acolhimento a Mulheres e Crianças, na Faculdades EST foi uma das ações lembradas na reunião Foto : Thales Ferreira / Prefeitura de São Leopoldo / CP

Reafirmando o papel fundamental das mulheres na reconstrução de São Leopoldo, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) e Secretaria de Política para Mulheres (Sepom) realizaram nesta terça-feira uma reunião ampliada. A pauta principal foi o compromisso da Sepom, do Comdim e Rede de Enfrentamento nas ações realizadas frente à calamidade climática na maior enchente da história do município e Estado.

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, prestou solidariedade às pessoas atingidas pela enchente e agradeceu o suporte da Secretaria. "Nossa solidariedade, nosso respeito, nossa relação e convívio na comunidade, talvez seja o grande suporte para que possamos recomeçar. Queria agradecer muito as companheiras, ainda é preciso muita força e muita determinação, que é o que não falta na gente para dar a volta por cima", afirmou.

O assessor especial do Gabinete do Prefeito, Nelson Spolaor, apresentou também ações de enfrentamento e iniciativas para a reconstrução da cidade. "Tenho certeza que a gente vai recuperar a cidade e que a gente vai dar segurança pra população, a maior tragédia também tem gerado a maior solidariedade, envolvimento e dedicação de servidores, entidades, empresários, forças de segurança, voluntários. Vamos juntos reconstruir nossa São Leopoldo", disse Spolaor.

A Casa Provisória de Acolhimento a Mulheres e Crianças, na Faculdades EST foi uma das ações lembradas pela titular da Sepom, Eliene Amorin. A população da casa conta com 15 mulheres e 15 crianças, onde é oferecido acolhimento técnico humanizado, com coleta de dados para cadastramento e identificação das principais necessidades, com orientações sobre acesso a direitos estabelecidos; e busca ativa após a saída das mulheres, para acompanhamento das situações. Eliene enfatizou ainda, a força que a população leopoldense carrega consigo.

"É com essa fé, mulheres, que nós nos convocamos e deixemos que nosso corpo território construa São Leopoldo dos nossos sonhos, nós não vamos desistir. Nós temos homens e mulheres desta terra que trabalham e acreditam na reconstrução. Temos populações inteiras dentro dos bairros dispostas a darem as mãos", enfatizou Eliene.

Sueli Lopes, presidenta do Comdim, falou sobre a importância da igualdade de gênero dentro da pauta ambiental. " É importante ressaltar que nós mulheres temos muito a contribuir, no debate, no combate a crise climática, a igualdade de gênero é necessária, a participação feminina na agenda do clima segue marginalizada, a luta pela estabilidade do clima será sempre incompleta sem a perspectiva baseada na questão de gênero, no olhar e no sentido das mulheres".

Estiveram presentes no ato: a vereadora Iara Cardoso, presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Ana Affonso e representantes de coletivos de mulheres da sociedade civil.