Entidades ligadas ao comércio de Caxias do Sul dizem que bandeira laranja é um alívio para o setor

Entidades ligadas ao comércio de Caxias do Sul dizem que bandeira laranja é um alívio para o setor

Estabelecimentos locais esperam recuperar economia com vendas alusivas ao feriado de Dia dos Pais

Celso Sgorla

Comércio local pode funcionar com 50% dos funcionários a partir desta terça-feira

publicidade

Na 13ª rodada definitiva do modelo de Distanciamento Controlado, realizada nesta segunda-feira, o Estado classificou a região de Caxias do Sul com bandeira laranja, permitindo a abertura do comércio com 50% dos funcionários a partir desta terça-feira.

“Esperamos que esse seja o momento de estabilização da pandemia. O comércio já acumulou muitas perdas e precisa trabalhar. Com o Dia dos Pais, esperamos uma recuperação nas vendas”, declarou a presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini.

Além disso, o Sindilojas segue buscando a flexibilização do Estado para a bandeira vermelha. Idalice lembrou que os clientes devem obedecer o uso obrigatório de máscaras para ter acesso aos estabelecimentos comerciais, devem seguir as regras para prova de roupas e também utilizar o álcool gel para higienização.

O presidente da CDL Caxias, Renato Corso, analisa que a decisão do governador Eduardo Leite é um respiro para a economia, mas reforça que é preciso redobrar a atenção para que as medidas sejam mantidas nas próximas rodadas de avaliação.

“Ficamos contentes com a bandeira laranja, que possibilita que o comércio e os serviços não essenciais possam retomar suas atividades. Mesmo com redução parcial no atendimento, é um alento para dar continuidade aos negócios, especialmente nesta semana em que estamos às vésperas do Dia dos Pais. A prioridade é mantermos as empresas abertas, com todos os cuidados que temos tomado. É o momento de unirmos forças para superar este desafio. Entretanto, esperamos que, urgentemente, o governo do Estado faça um aperfeiçoamento no modelo de Distanciamento Controlado, tornando-o mais equilibrado com todos os setores da economia”, disse o presidente Renato Corso.

Pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias, a CDL aponta que as vendas para o Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo, terão uma redução de até 30%  em comparação com o mesmo período de 2019. Projeção anterior era de 50%.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895