A partir da próxima sexta-feira, alguns dos maiores nomes da música gaúcha vão embalar milhares de pessoas em shows e bailes no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil durante a Semana Farroupilha de Esteio. A festa, com entrada e estacionamento gratuitos e que se estende até o dia 22 de setembro, vai contar com nomes como Jorge Guedes & Família, Luiz Marenco, César Oliveira & Rogério Melo, Chiquito & Bordoneio, Luiza Barbosa e João Luiz Corrêa, entre outros grandes cantores e grupos de bailes.
Enquanto o som das gaitas, violões, guitarras, baixos e baterias não tomam conta do espaço, a “música” que se ouve nos pavilhões Internacional, do Artesanato e da Agricultura Familiar vem das serras, serrotes, martelos e furadeiras, entre outras ferramentas, utilizadas na montagem dos galpões das 109 entidades tradicionalistas que vão “acampar” durante dez dias. Ao mesmo tempo, servidores da Prefeitura e de empresas contratadas trabalham na limpeza, montagem do palco, instalação da iluminação e demais estruturas necessárias para o maior evento realizado pela Administração Municipal.
Primeiro a entrar no Assis Brasil este ano, o metalúrgico aposentado Dirceu Corrêa Gonçalves, 75 anos, é também um dos pioneiros na realização do evento no local. Ele conta que no ano 2000, junto com outros tradicionalistas esteienses, procurou a Prefeitura para fazer a Semana Farroupilha no Parque Assis Brasil. Depois de negociações com o Governo do Estado, o grupo ganhou um espaço aberto para montar os galpões dos cinco CTGs de Esteio e um pavilhão para fazer um baile, animado pelo cantor e gaiteiro Porca Véia. “Hoje a gente tem esse evento enorme aqui, com mais de 100 piquetes e os CTGs, com uma boa estrutura e apoio”, comentou o ex-conselheiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) na tarde desta terça-feira (10), enquanto ajudava na organização do Piquete Recanto dos Caudilhos, formado por 22 pessoas entre familiares e amigos.
Quem também trabalhava na montagem do seu galpão era o patrão do Piquete Amigos do Vaguinho, Gilberto Viegas, 44 anos. A entidade, formada por sete famílias de diferentes bairros de Esteio, vai participar, pelo nono ano consecutivo, da Semana Farroupilha de Esteio. “Chegamos ontem e já estamos com quase tudo pronto. A gente deixa a estrutura já pré-montada de um ano para o outro; por isso, é rápido”, contou.
Além de ser espaço de confraternização e festa, os piquetes Recanto dos Caudilhos, Amigos do Vaguinho e os outros 102 que se inscreveram para o evento esteiense têm um compromisso muito importante. Eles devem apresentar ao público uma Mostra Cultural durante a Semana Farroupilha, que este ano tem como tema o centenário de nascimento do poeta Jayme Caetano Braun, considerado o maior nome do verso regional gaúcho.
O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) com apoio dos CTGs Independência Gaúcha, Chama Nativa, Esteio da Tradição e Quero-Quero e da Associação Cavaleiros sem Fronteira.
Chegada da Chama Crioula
A chegada da Chama Crioula, que este ano foi acesa no município de Alegrete, marca a abertura oficial da Semana Farroupilha. Os cavalarianos devem chegar ao Assis Brasil às 20h. Depois, o palco principal, montado no Pavilhão da Agricultura Familiar, que durante o evento é rebatizado de Pavilhão 20 de Setembro, recebe os dois primeiros shows da programação, com os cantores Joca Martins e Paullo Costa. Logo em seguida, o grupo Sina Fandangueira anima o primeiro baile.
Agricultura Familiar
Além dos shows, bailes e da Mostra Cultural, quem for à Semana Farroupilha esteiense poderá assistir a concursos de cucas e churrasco e a torneios de futebol de bombacha, bocha, laço em vaca parada e truco, entre outras atrações.
O visitante também poderá comprar queijos, salames, sucos, vinhos, cachaça e erva mate, entre outros produtos, em 16 estandes da Agricultura Familiar.
Entrada
A entrada de acampados e visitantes no Assis Brasil deve ser feita pelo Portão 7, que fica junto à Avenida Celina Kroeff.