Entregue a estrada do Pontal da Barra em Pelotas

Entregue a estrada do Pontal da Barra em Pelotas

Local foi requalificado quase seis meses após a chuva que destruiu a estrada e deixou o trecho intransitável para veículos

Angélica Silveira

A obra de requalificação da estrada provisória durou 30 dias

publicidade

Nesta semana, as aproximadamente 60 famílias que moram no Pontal da Barra, no Laranjal tiveram uma excelente notícia. A Prefeitura de Pelotas entregou o trecho que contorna uma parte da Lagoa dos Patos e liga o local ao balneário Valverde requalificado

Com investimento de R$ 675,9 mil, a obra assegura o acesso das pessoas à localidade, bem como o fluxo comercial do pescado, principal fonte de renda da Comunidade do Pontal. O local havia sido danificado com as fortes chuvas, que atingiram a cidade no final de 2023.

A obra teve duração de aproximadamente 30 dias. Com recursos provenientes da Defesa Civil do Estado e de emendas impositivas de deputados pelotenses, a obra passou por uma série de intervenções até a sua conclusão.

. Para garantir a requalificação efetiva da via, foram realizadas escavações do material local, terraplanagem, importação de saibro, contenção do talude com a lagoa e colocação de material para sustentação. Diversos trechos das estrada precisaram ser reconstruídos do início devido aos estragos causados pelas chuvas.

Atendendo a uma demanda da comunidade, após a realização de um levantamento do material necessário, a estrada que leva ao Pontal da Barra deverá ganhar iluminação em breve. Placas de identificação de locais de alta profundidade, não recomendados para banho, também estão sendo providenciadas pela Secretaria de Transporte e Trânsito (STT).

Para a construção de uma estrada definitiva, uma vez que a atual é provisória, a Prefeitura já apresentou o projeto final, realizando o cadastro de recuperação junto à plataforma da Defesa Civil Nacional. Devido à complexidade estrutural da obra, as intervenções têm investimento aproximado de R$ 12 milhões. O Município aguarda a posição da União sobre o repasse de recursos federais para o financiamento da estrada definitiva.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895