Equipamento irá alertar moradores de Santa Cruz do Sul sobre enchentes

Equipamento irá alertar moradores de Santa Cruz do Sul sobre enchentes

Defesa Civil está instalando uma estação estação hidrometeorológica no bairro Várzea,

Otto Tesche

Equipamento vai trazer informações precisas sobre as condições climáticas na cidade

publicidade

A Defesa Civil de Santa Cruz do Sul pretende concluir em duas semanas a instalação de uma estação hidrometeorológica no bairro Várzea, em Santa Cruz do Sul. A área é a mais atingida com alagamentos sempre que ocorrem enchentes no rio Pardinho. O coordenador da Defesa Civil no município, tenente José Joaquim Dias Barbosa, informou que o equipamento vai trazer informações precisas sobre as condições climáticas e alertar moradores sobre possibilidade de enchentes.

A instalação do poste onde ficará a estação começou esta semana na Rua Irmão Emílio. “Esse equipamento vai proporcionar para a Defesa Civil um acompanhamento constante, 24 horas por dia, do comportamento do clima, na questão de chuva, temperatura, umidade do ar e nível do rio Pardinho”, afirmou o coordenador.

Barbosa informou que atualmente a Defesa Civil precisa coletar essas informações com vistorias presenciais às margens do rio Pardinho. Ele explicou que a partir da instalação do equipamento, as famílias interessadas poderão se cadastrar para receber alertas sobre enchentes. “Será feito o cadastramento de todas as pessoas que residem não só na Praia dos Folgados, onde há em torno de 108 residências, aproximadamente 430 pessoas, mas também o pessoal que mora dentro do bairro Várzea”, disse.

O coordenador da Defesa Civil ainda informou que o contrato entre a Prefeitura e a empresa GPStech para instalação da plataforma de coleta de dados foi assinado na última semana. O investimento, segundo Barbosa, é de R$ 13 mil, feito pela Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Esportes do município.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895