"Era um sonho morar aqui", diz dona da casa arrastada pela água em Três Forquilhas

"Era um sonho morar aqui", diz dona da casa arrastada pela água em Três Forquilhas

Residência construída pra abrigar a família foi empurrada para a pista da ERS 417

Kyane Sutelo

Residência construída pra abrigar a família foi empurrada para a pista da ERS 417

publicidade

Três Forquilhas também está entre os municípios do Litoral Norte mais afetados pela passagem do ciclone extratropical na noite de quinta-feira. Na tarde deste sábado, uma casa de madeira interditava uma das pistas da ERS 417, na comunidade de Vila Brenha. Na noite do ciclone, a residência foi arrastada pelas águas do rio Três Forquilhas, que correm próximo ao terreno, por cerca de 30 metros de onde havia sido construída.

A casa estava sendo finalizada para Maria Isabel de Castro Silva morar junto dos filhos de 5 e 1 ano, ao lado da sogra. Agora, a família não sabe o que fazer. "Não temos dinheiro pra trazer ela de volta e não sabemos o que fazer, porque se mexer ali com máquina vai destruir toda, e se for desmontar também", avalia ela, que é servidora da prefeitura da cidade.

A força das águas empurrou a casa por cima de um barco de pesca da família. O poder público ainda não tinha ido ao local até a tarde deste sábado.

A casa ao lado, que pertence a Jussara Santos, sogra de Maria Isabel, foi invadida pela água. "Desse jeito não acontecia faz muito tempo", conta a aposentada. Após limpar a própria casa, ela auxiliou também um casal de idosos de quem é cuidadora. Segundo ela, seria preciso construir uma barragem de qualidade do lado do rio em que há casas. "Do lado de lá ficam aquelas ilhas de pedra sequinhas e aqui alaga", observa.

Três Forquilhas sofreu com problemas também em outras localidades. A ponte que liga a cidade a Terra de Areia, pela ERS , a Rota do Sol, estava totalmente bloqueada por árvores na tarde deste sábado. Uma ponte de pedestres que liga o município ao centro de Itati desabou. O morador do bairro São Sebastião, Alan Justin, explicou que, para bairros longe da área central, como o dele, a ponte era essencial. "A gente atravessava para Itati para ir em mercado e banco, por exemplo ", detalhou.

A prefeitura de Três Forquilhas participou de encontro organizado pelo deputado federal Pedro Westphalen (PP), com outros prefeitos de cidades afetadas as defesas civis estadual e nacional e o secretário do Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo. Ficou definida a vinda de unidade da Defesa Civil Nacional para o Estado para acelerar o suporte à região.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895