A Prefeitura de Caxias do Sul informou aos moradores da Vila Cristina que a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) 21 de Abril passará por uma revitalização em suas dependências. A escola foi a que mais sofreu com o volume excessivo de chuvas no mês anterior.
Segundo a prefeitura, as águas do rio Caí, que passa em frente à escola, atingiram uma altura de aproximadamente 1 metro dentro da edificação, avariando pisos, paredes, portas, materiais eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, cerca, solo do parquinho e da quadra de esportes, além de toda documentação da escola.
Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) comprometeu-se em viabilizar a retomada das aulas, realizando a revitalização dos espaços com celeridade. O diretor financeiro da pasta, Marcos Antônio da Silva, e o engenheiro da Smed, Cristiano Lemos Moreira, apresentaram aos pais o cronograma dos serviços e deram uma estimativa de dois meses para a conclusão da obra.
A previsão é de que a escola consiga retornar às suas atividades regulares a partir da segunda quinzena do mês de agosto. Desde o início de maio, estudantes e professores foram temporariamente realocados na EMEF Assis Brasil, que não chegou a sofrer danos severos pelas chuvas.