Cidades

Escola é atingida por vendaval em Jaguari

Conforme a Defesa Civil Estadual, as rajadas chegaram a 63,4 km/h

Na manhã desta segunda-feira, os alunos de três salas  de aula  foram destelhadas, precisaram ser  realocados, de forma provisória,  com outros estudantes
Na manhã desta segunda-feira, os alunos de três salas de aula foram destelhadas, precisaram ser realocados, de forma provisória, com outros estudantes Foto : Felipe Domingos / Especial / CP

Os ventos que chegaram a 63,4 km/h na noite de domingo, em Jaguari, conforme levantamentos da Defesa Civil Estadual, causaram o destelhamento parcial da Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas. De acordo com o prefeito Igor Tambará, para conseguir manter as aulas, nesta segunda-feira foi necessário realocar os estudantes, de forma provisória, com outras turmas. "O destelhamento foi em metade da escola. Como temos estoque de telhas, a Defesa Civil está trabalhando para que a situação seja normalizada até esta terça-feira", projeta.

A escola é a única em turno integral do município. Localizada no bairro Consolata, atende a 250 alunos. Para o prefeito, o que ainda preocupa é a situação do tabaco. "Estávamos com 50% da lavoura plantada e com o vento tudo cedeu", observa. Ele confirma que ainda estão realizando o levantamento dos estragos em estradas rurais. "Em uma hora choveu em torno de 70 milímetros, na noite de domingo. As estradas nem bem arrumamos em um dia, no outro estragam novamente", lamenta.

Encruzilhada do Sul foi a primeira região do Estado a receber na noite de domingo o alerta Cell Broadcast (ferramenta que utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto e sinal sonoro). Segundo a Defesa Civil do município, não foram registrados transtornos pela chuva. "Há no município o caso recorrente de uma casa na Vila Esperança, próximo ao Arroio Lava Pés, em que a família já assinou o contrato para o aluguel social", confirma o coordenador municipal de Defesa Civil Gilson Soares.

Veja Também