Escolas de samba de Caxias do Sul decidem não realizar carnaval

Escolas de samba de Caxias do Sul decidem não realizar carnaval

Blocos carnavalescos poderão realizar seus eventos, mas terão de seguir os protocolos sanitários em vigor

Celso Sgorla

Escolas de samba de Caxias do Sul optaram pelo cancelamento do carnaval

publicidade

As escolas de samba de Caxias do Sul, que inicialmente haviam decidido por encontros limitados às comunidades, optaram pelo cancelamento das atividades. A decisão foi construída de forma coletiva entre as agremiações por entenderem que o aumento de casos de Covid-19 inviabiliza a realização da festa. 

A secretária municipal de Cultura, Aline Zilli, que coordena o grupo de trabalho que trata do carnaval, destaca que foram as próprias escolas de samba que, sensibilizadas pelo momento sanitário, decidiram pelo cancelamento das festas carnavalescas. “Vamos estabelecer uma discussão ampla, transparente e produtiva para realizar um evento fortalecido em 2023”, frisou.

Os blocos carnavalescos, por sua vez, poderão realizar os seus eventos, mas terão de seguir os protocolos sanitários em vigor, determinados pelos decretos municipal e estadual. Eles deverão também promover suas festas em um único ponto. Foi sugerido que os blocos ocorram em locais fechados e não em ruas para facilitar o controle de público. Além disso, será exigida a comprovação da vacinação contra a Covid-19 dos participantes, organizadores e equipe de apoio.

O Bloco da Velha, um dos mais tradicionais de Caxias do Sul e que arrasta milhares de pessoas pelas ruas da cidade, já decidiu que não vai realizar o carnaval neste ano. Em nota, afirmou que o avanço dos casos de Covid-19 observado neste início de ano fez com que diminuíssem as esperanças em realizar um evento seguro no mês que vem. Cerca de 400 profissionais estavam envolvidos direta e indiretamente para garantir a folia. Os blocos do Luizinho e o Ovelha Negra irão promover carnaval em locais fechados, com número pessoas limitado.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895