Escolinha Itinerante de Trânsito inicia atividades em Santa Maria

Escolinha Itinerante de Trânsito inicia atividades em Santa Maria

Atividade foi realizada na Praça General Osório

Agostinho Piovesan

publicidade

A cidade de Santa Maria, no Centro do Estado, conta com uma estrutura para ensinar educação no trânsito a crianças e adolescentes. A Escolinha Itinerante de Trânsito foi lançada no sábado,20, no Dia Nacional do Ciclista,  pela prefeitura. A atividade foi realizada na Praça General Osório, onde as crianças conheceram a estrutura física da escolinha e envolver-se em ações educativas relacionadas ao trânsito.

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom destacou a importância do projeto que aborda a educação no trânsito: “Há muitos anos, não se tinha exigência de cinto de segurança, do uso de capacete e hoje em dia, se há uma situação em que entramos em um veículo em não colocamos o cinto, nossos filhos nos dizem, ‘lembra do cinto, pai’, porque isso é educação no trânsito”, observa. O chefe do poder executivo afirma que ensinar as crianças é um investimento a longo prazo, é moldar cidadãos mais conscientes e cuidadosos.

A secretaria de Mobilidade Urbana adquiriu o kit completo da Escolinha Itinerante de Trânsito com recursos próprios, obtidos na arrecadação das multas de trânsito. O objetivo é levar a estrutura para todas as instituições de ensino das redes públicas e privadas do município.

O kit é formado por mini semáforo, mini lombada, sinalização de regulamentação, sinalização de advertência, sinalização de indicação, sinalização educativa, além de faixas de pedestres e cones de sinalização. A estrutura é formada, ainda, por três bicicletas aro 20, duas bicicletas aro 16, uma de aro 14, além de três bicicletas infantis com rodinhas, duas motocas, um triciclo e um quadricilo.

Na Praça General Osório pais e crianças puderam conhecer a estrutura e participar da escolinha, com os ensinamentos da equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana. Os pequenos andaram nos “veículos” e aprenderam sobre sinalização vertical, horizontal e sonora, bem como cuidados necessários no trânsito. Além da escolinha, a Prefeitura disponibilizou brinquedos, como piscina de bolinhas e pula-pula, para entretenimento das crianças.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi disse que a Escolinha Itinerante de Trânsito é uma ideia para durar gerações. “Trabalhar este tema com as crianças é pensar no futuro e esperamos que a Escolinha Itinerante de Trânsito fique como um legado para nossa cidade e que muitas crianças aprendam com está iniciativa”, disse.

Ponsi informou que os agentes de trânsito irão trabalhar na escolinha que está disponível para se fazer presente em escolas, eventos e onde houver interesse das empresas ou instituições, mediante solicitação feita para a secretaria de Mobilidade Urbana. Pessoas interessadas ainda podem contribuir com doações de bicicletas. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895