Espaço Floração Hortas Urbanas retoma atendimento ao público em Campo Bom

Espaço Floração Hortas Urbanas retoma atendimento ao público em Campo Bom

Local ficou fechado por causa da pandemia do coronavírus

Stephany Sander

Dois funcionários irão receber os moradores nas quartas-feiras das 8h às 11h e das 13h30min às 17h

publicidade

Depois de dois meses fechado, devido a pandemia do coronavírus, o espaço do projeto Floração Hortas Urbanas, da cidade de Campo Bom, retomou os atendimentos ao público nesta quarta-feira. A ação ocorre observando todos os cuidados de distanciamento que a pandemia exige, e para garantir a segurança à saúde dos frequentadores do local, dois funcionários irão receber os moradores nas quartas-feiras das 8h às 11h e das 13h30min às 17h. Aos sábados, o funcionamento ocorre das das 8h às 11h. 

Para que o processo ocorra de forma ainda mais segura, respeitando as normas sanitárias recomendadas, quem chegar ao espaço deve aguardar em uma fila com distanciamento demarcado e solicitar as mudas que deseja e/ou entregar resíduos orgânicos ao funcionário que atenderá os pedidos em uma mesa logo na entrada. O acesso ao viveiro, único ambiente fechado do local, fica restrita apenas aos servidores.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Jeferson Timm, a necessidade de reabertura veio do pedido dos moradores. “Percebemos que após a pausa nas atividades do Floração, as pessoas continuaram indo até o local e depositavam os resíduos orgânicos em frente ao portão, portanto, o processo de compostagem não parou. Esse retorno, ainda que não seja totalmente normalizado, vem para suprir essa demanda e seguir com o reaproveitamento para não gerar um aumento na produção de lixo da cidade”, explica. 

Ainda conforme o secretário, antes de pausar as atividades, o projeto já havia recebido aproximadamente 1,9 mil quilos de lixo orgânico, somente de 2020, e distribuído cerca de 23,5 mil mudas. A iniciativa foi vencedora do Prêmio Gestor Público 2019, e consiste em um sistema que estimula a produção de hortas urbanas, promovendo a troca de resíduos orgânicos por mudas de hortaliças, chás, temperos e compostagem para adubo, que é feita a partir destes resíduos. O espaço fica na Avenida Bibiano Trott, atrás do Parcão e, neste período, para ser atendido é fundamental que o morador esteja utilizando máscara.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895