Estação Férrea será restaurada em Farroupilha

Estação Férrea será restaurada em Farroupilha

Local é referência histórica para o município

Celso Sgorla

A Estação Férrea Nova Vicenza foi inaugurada em junho de 1910.

publicidade

A antiga Estação Férrea Nova Vicenza, no bairro do Parque, em Farroupilha, será restaurada. Com o objetivo de unir história, cultura e economia em um mesmo espaço, o projeto começou a ser planejado em 2016, a partir de uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, e está se tornando realidade por meio do patrocínio de diferentes empresas da região, com o financiamento do Pró-Cultura RS, do Governo do Estado, e apoio da Prefeitura Municipal.

A antiga Estação Férrea Nova Vicenza, referência histórica para o município, receberá um Centro de Atendimento ao Turista, um Memorial, uma Biblioteca e um Bistrô. Além disso, está planejada uma segunda etapa com um anexo para receber ainda mais atividades culturais para a comunidade. O projeto ainda prevê uma série de oficinas voltadas para a preservação do patrimônio histórico, que serão ministradas gratuitamente e direcionadas para alunos e professores da rede pública de ensino da cidade.

A Estação Férrea Nova Vicenza fez parte de um trajeto que ligava os municípios de Montenegro a Caxias do Sul e foi inaugurada em junho de 1910. A Estação possui uma ligação muito forte com a própria criação do município de Farroupilha que ocorreu em 1934, uma vez que sua construção contribuiu para o desenvolvimento demográfico na região. No final de 1970 o trem deixou de circular pela região, embora oficialmente a linha não tenha sido extinta. O prédio, tombado pelo município, ainda preserva seu valor histórico-cultural e foi alvo de depredações ao longo dos anos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895