A nova estação meteorológica entregue em Boqueirão do Leão reforça o sistema regional de monitoramento climático. A iniciativa é coordenada pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), por meio do Comitê Pró-Clima. O equipamento, doado pelo Sicredi Vale do Rio Pardo, passa a integrar a rede de estações operadas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e amplia a cobertura de dados meteorológicos em uma das regiões mais estratégicas do Estado, contribuindo para a prevenção e resposta rápida a eventos climáticos extremos.
Durante a entrega do equipamento, o presidente do Cisvale, Gilson Becker, destacou que o equipamento já está em operação e conectado à rede de informações em tempo real. “Hoje são cinco equipamentos instalados com o apoio do Sicredi, demonstrando como as parcerias público-privadas fortalecem o acesso à informação e a proteção das pessoas”, observou.
O prefeito de Boqueirão do Leão, Paulo Joel Ferreira, ressaltou o impacto direto na atuação da Defesa Civil municipal. “A Defesa Civil é sempre a primeira a estar na linha de frente, atendendo a comunidade. Com o funcionamento desta estação, ficamos ainda mais estruturados e preparados para oferecer um atendimento ágil e eficiente. O equipamento servirá de referência para pelo menos cinco municípios dos vales do Taquari e Rio Pardo”, destacou.
Para o presidente do Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Petry, o investimento reflete o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento regional. “Trabalhamos em rede, e os resultados precisam retornar às comunidades. Durante os eventos climáticos, destinamos mais de R$ 2 milhões em apoio aos municípios e famílias atingidas”, lembrou.
Representando o município e o Consórcio G8, o prefeito de Canudos do Vale, Maico Bergmann, destacou a importância da integração dos oito municípios ao Cisvale. “Com a integração do G8 ao Cisvale, fortalecemos ainda mais nossa capacidade de cooperação e troca de experiências. Esta estação meteorológica é um legado de responsabilidade e integração regional”, disse.
Para o coordenador da Defesa Civil de Boqueirão do Leão, Leandro Peterson, o acesso rápido às informações é fundamental para salvar vidas.
“Nosso foco é a preservação da vida, e para isso precisamos ter dados precisos. Se tivéssemos estas informações em maio de 2024, o cenário seria diferente. Ficamos cinco dias isolados, sem poder repassar dados às regiões mais baixas. Hoje, esta estação representa segurança e preparo para enfrentar novos desafios”, garantiu. Concluindo a etapa inicial do monitoramento, nos próximos dias será concluída instalação da estação meteorológica em Vale do Sol, parte da doação de seis equipamentos feita pelo Sicredi.