Estacas de aço chegam ao canteiro de obras da nova ponte da ERS 130 em Lajeado

Estacas de aço chegam ao canteiro de obras da nova ponte da ERS 130 em Lajeado

As 40 estruturas de aço serão cravadas para a execução das fundações da obra da nova ponte

Correio do Povo
Estacas chegaram ao canteiro de obras da nova ponte sobre o Rio Forqueta na ERS 130

Estacas chegaram ao canteiro de obras da nova ponte sobre o Rio Forqueta na ERS 130

publicidade

Chegaram ao canteiro de obras as 40 estacas de aço que vão compor as fundações da nova ponte da ERS 130, sobre o Rio Forqueta, entre Lajeado e Arroio do Meio. Cada estaca tem 12 metros de comprimento e será cravada no solo para sustentar a nova estrutura. Um guindaste foi utilizado para descarregar o material.

A cravação das estacas, que darão suporte aos pilares, começará na próxima terça-feira (24). A construtora Engedal, responsável pela obra, dará início às fundações fora do leito do rio, utilizando estacas cravadas. Para as fundações situadas dentro do leito do rio, serão usadas estacas do tipo raiz. Uma segunda empresa foi contratada para agilizar essa etapa.

Além disso, as estruturas de aço estão sendo fabricadas diretamente no canteiro de obras, em um parque fabril de 500 metros quadrados montado próximo à cabeceira sul da rodovia. No local, os trabalhadores separam, dobram e amarram os vergalhões de aço, montando as peças que serão utilizadas na obra. Ao todo, 26 toneladas de aço serão empregadas na construção das peças pré-moldadas.

A nova ponte terá 172 metros de extensão, sendo 51 metros maior e cinco metros mais alta que a antiga. Ela contará com duas faixas de tráfego e uma área destinada a pedestres e ciclistas. O custo total da obra está estimado em R$ 14 milhões, financiados pela cobrança de pedágio da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895