Estados do Sul defendem projeto de malha ferroviária integrada para ser apresentado à União

Estados do Sul defendem projeto de malha ferroviária integrada para ser apresentado à União

Vice-governador Gabriel Souza viajou ao Paraná onde representantes dos três Estados defenderam uma atuação conjunta e projetos integrados para melhorar as condições das ferrovias

Correio do Povo

Encontro reuniu representantes dos três estados da região Sul

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O vice-governador Gabriel Souza está em Curitiba (PR) para uma série de agendas sobre a malha ferroviária Sul. O primeiro compromisso ocorreu durante a tarde desta quinta-feira, no Palácio Iguaçu, com o vice-governador do Paraná, Darci Piana, e o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins.

Os representantes dos três Estados defenderam uma atuação conjunta e projetos integrados para melhorar as condições das ferrovias, por meio do Grupo de Trabalho da Malha Ferroviária, instituído na última edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O grupo dará início à uma proposta de estudo sobre a demanda da Malha Sul baseada no traçado existente para ser apresentado ao Ministério dos Transportes.

O vice-governador gaúcho afirmou ser crucial rediscutir a modelagem e os investimentos para atender às demandas logísticas dos três Estados. “Existem duas características essenciais a serem consideradas. Primeiramente, somos produtores e exportadores de grãos e proteína animal, além de sermos importadores de fertilizantes e outros insumos agrícolas. Em segundo lugar, temos a capacidade de exportar e importar por meio dos nossos portos. Portanto, é fundamental garantir o acesso eficiente aos nossos terminais para otimizar o transporte de cargas”, defendeu.

Atualmente, a Malha Sul possui 6,5 mil quilômetros e abrange Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Só no RS, dos 3,2 mil quilômetros de linhas e ramais ferroviários, cerca de 1,5 mil estão desativados ou suspensos. Concedido à empresa Rumo desde 1997, o trecho não tem recebido investimentos necessários em infraestrutura. Atualmente, a renovação antecipada da concessão ou uma nova licitação está em debate com o governo federal.

“O entendimento do governo de Santa Catarina é que precisamos integrar os nossos projetos, pois temos o mesmo problema, que é a indefinição sobre a renovação da concessão da Malha Sul. E viemos aqui propor isso, pois a indefinição prejudica a construção de novos trechos de ferrovias e acaba por comprometer a viabilidade dos projetos de ferrovias que estão sendo elaborados”, avaliou Martins.

Ação articulada

Gabriel também adiantou outros encaminhamentos do encontro, como a possibilidade de contratação de uma consultoria técnica para subsidiar os estudos para discussão com o governo federal. Uma reunião do grupo está agendada para o 14 de maio no Ministério dos Transportes, em Brasília, para apresentação das demandas.

“Temos a necessidade de melhorar a logística férrea para a exportação dos nossos produtos e importações que vão servir ao nosso setor produtivo. Entendemos que, de maneira articulada, com os três Estados agindo em conjunto, vamos ter melhores condições de atingir esse objetivo”, complementou o vice-governador.

Agenda

Nesta sexta-feira, o grupo irá até o Porto de Paranaguá para uma visita técnica no complexo portuário, além de se reunir com o presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Fernando Garcia da Silva, para tratar sobre a projeção de investimentos e a integração porto e ferrovias.


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