Esteio é o primeiro município a ter meta de tratamento de esgoto alcançada pela Corsan

Esteio é o primeiro município a ter meta de tratamento de esgoto alcançada pela Corsan

Município tem 90,85% em cobertura de coleta e tratamento de esgoto, a meta prevê efeitos positivos e mais qualidade de vida à população

Fernanda Bassôa

Esteio foi o primeiro município a aderir a PPP da Corsan, em 2017

publicidade

O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, recebeu das mãos da presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Samanta Takimi, nesta sexta-feira, o documento com todos os índices que demonstram o cumprimento da meta contratual. Esteio alcançou 90,85% em cobertura de coleta e tratamento de esgoto e consagra-se como o primeiro município a ter a meta de tratamento de esgoto alcançada, superando o Marco Legal de Saneamento 9 anos antes do que está estabelecido – 2033. Em 2022, segundo a Companhia, a cobertura era apenas de 51%.

O prefeito Leonardo Pascoal ressaltou que entre tantos legados que pode construir ao longo dos últimos 8 anos, este é motivo de muito orgulho. “Quando nós assumidos, lá no início da gestão nós tínhamos 4,4% da cidade com coleta e tratamento de esgoto. Hoje, receber este documento com o índice de cobertura de 90,85% é motivo de orgulho e alegria. Isso sempre foi uma prioridade nos nossos processos de negociação, chegar à universalização do saneamento foi sempre uma condição indispensável”, disse Pascoal.

Ele lembra que Esteio foi o primeiro município a aderir a PPP da Corsan, em 2017. “Nós tomamos decisões céleres subsidiadas no trabalho técnico. Esse índice significa qualidade de vida para a população em diferentes aspectos.” O contrato firmado com o Município para concessão de serviços de saneamento à Corsan – controlada pelo Grupo Aegea desde julho de 2023 – prevê também metas de redução de perdas de água no sistema de distribuição.

A presidente da Corsan, Samanta Takimi, disse que esta cobertura, de 90%, vai beneficiar mais de 71 mil pessoas. “Assim mantendo efeitos positivos e a preocupação com o meio ambiente.” Samanta destacou o interesse de Pascoal em busca da universalização e por isso a cidade se tornou a primeira a alcançar uma cobertura tão significativa. “A prefeitura de Esteio acolheu as propostas da PPP e a partir daí os serviços e os trabalhos foram intensificados e se mantiveram até atingirmos uma meta contratual diferenciada.”


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895