Esteio inicia a 14ª fase de coletas do estudo da Covid-19

Esteio inicia a 14ª fase de coletas do estudo da Covid-19

Ao longo dos últimos seis meses, foram aplicados 6.866 testes rápidos, dos quais 204 deram positivo

Fernanda Bassôa

Ào longo dos últimos seis meses, foram aplicados 6.866 testes rápidos, dos quais 204 deram positivo

publicidade

Iniciou nesta segunda-feira e segue até a próxima quarta-feira a 14ª fase de coletas do estudo GPS COVID Esteio, que visa traçar um perfil epidemiológico, genômico e clínico do vírus causador da Covid-19 junto à comunidade de Esteio. Nas 13 etapas realizadas quinzenalmente ao longo dos últimos seis meses, foram aplicados 6.866 testes rápidos, dos quais 204 deram positivo para o novo coronavírus.

Além disso, na semana passada deu-se início ao sequenciamento genético de 21 amostras do vírus, coletadas junto a pacientes internados no Hospital São Camilo de Esteio. Os exemplares do vírus analisados foram colhidos entre pessoas positivadas para a Covid-19 hospitalizadas com quadros mais graves, fato este que poderá resultar na identificação de mutações do vírus. Os dados foram analisados em laboratório da Feevale, em Novo Hamburgo.

Essa nova etapa do levantamento auxiliará a identificar padrões da doença, comparando com amostras de pacientes com coronavírus no Brasil e no exterior e de casos registrados em outros surtos de síndromes respiratórias recentes (como a H1N1). A intenção é descrever a evolução do vírus, identificando suas eventuais mutações, as mudanças em sua capacidade de transmissão e a variação das manifestações clínicas apresentadas.

A intenção da Prefeitura de Esteio é disponibilizar os resultados do estudo para a comunidade em geral em um painel online. Outro recurso eletrônico que permanecerá como legado para a Administração Municipal é o aplicativo criado para aplicação do questionário, que reunirá as informações para a Prefeitura em um banco de dados, podendo ser utilizado em outros levantamentos.

O estudo é uma parceria do Executivo com quatro instituições gaúchas de ensino superior, envolvendo cerca de 50 pesquisadores, e também abrange a realização de testes rápidos de detecção da Covid-19 com residentes na cidade.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895