Estiagem preocupa orizicultores em Uruguaiana

Estiagem preocupa orizicultores em Uruguaiana

Região tem sofrido uma redução no ritmo do plantio e as barragens contam hoje com um volume médio de 75% da capacidade plena

Fred Marcovici

Às margens do rio Uruguai, os carroceiros levam os animais para beber água e se refrescarem do calor

publicidade

A estiagem em Uruguaiana e entorno preocupa orizicultores e preço da saca de arroz poderá chegar a R$ 150 nos próximos meses projeta o extensionista da Emater – Emanoel Torres Nunes. Segundo Emanoel, a cultura tem sofrido uma redução no ritmo do plantio e as barragens contam hoje com um volume médio de 75% da capacidade plena. “Caso seja necessário banhar a lavoura para o grão germinar – em janeiro faltará água para completar o ciclo da planta”, explica. 

Áreas poderão ser abandonadas e outras reduzidas. Já para os hortifrutigranjeiros não há riscos – o segmento é irrigado em ambiente protegido. Para os ovinos o clima seco impede o surgimento de verminoses protegendo os animais. A pecuária estaria ainda sem impacto maior, mantendo bom estado corporal. 

Devido a seca não houve plantio de pastagem. Às margens do rio Uruguai, que mede um metro, a terra crestada lembra o nordeste brasileiro. De tão raso, carroceiros levam os animais para beber água e se refrescarem do calor. Mesmo com a duvidosa qualidade muitos têm feito do Uruguai refúgio aos dias de verão antecipado. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895