Estudantes da Restinga trocam resíduos plásticos por kits de alimento e material escolar

Estudantes da Restinga trocam resíduos plásticos por kits de alimento e material escolar

Projeto da Braskem tem como objetivo estimular o descarte adequado e a reciclagem

Correio do Povo

Mobilização foi realizada na ACM Vila Restinga Olímpica

publicidade

Cerca de 500 estudantes de Porto Alegre deram exemplo de conscientização ambiental e social ao longo da semana. Juntos eles arrecadaram 1.925 quilos de resíduos plásticos que foram repassados à Cooperativa de Reciclagem da Restinga (Coopertinga). A mobilização realizada na ACM Vila Restinga Olímpica - unidade da Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS) - e que contou ainda com apoio de familiares e professores, marcou a mais recente edição do Plastitroque, projeto global desenvolvido pela Braskem com o intuito de estimular o descarte adequado e a reciclagem.

De forma lúdica, os resíduos plásticos, como embalagens, garrafas e tampinhas, por exemplo, são pesados e revertidos em plasticoins, moedas simbólicas que são trocadas por kits de alimento ou material escolar. Ao todo foram distribuídos 545 kits. “Esse é um projeto que não começa ou termina nos dias da mobilização em si, uma vez que a partir da conscientização sobre o tema, os alunos passam a atuar de forma proativa em suas escolas e nos seus lares, disseminando as boas práticas que a iniciativa se propõe a fortalecer e impactando positivamente as comunidades”, explica o integrante do departamento de Relações Institucionais Braskem no RS, Jeferson Conceição.

A iniciativa ocorreu em dois turnos ao longo da quarta e quinta-feira e reuniu crianças, adolescentes e jovens que participam da ACM Vila Restinga Olímpica com atividades na área de Educação e Assistência Social no turno inverso ao da escola. Criada em 2001, a instituição busca a inserção social dos estudantes, uma vez que atende uma região com altos índices de vulnerabilidade e risco social. “Realizamos atividades que buscam o desenvolvimento de diversas habilidades, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Trabalhamos também, as questões de cidadania, garantia de direitos básicos e meio ambiente, sempre pensando no presente e no futuro de todos” e assim, contribuindo para a transformação da sociedade”, conta a coordenadora técnica da ACM Vila Restinga Olímpica, Roberta Motta.

No RS, o Plastitroque é realizado desde 2021. De lá pra cá, foram doze edições que mobilizaram mais de 2.500 alunos de instituições públicas de ensino de comunidades próximas à operação da Braskem nos municípios de Triunfo, Nova Santa Rita e Rio Grande, além de Porto Alegre. Ao todo, o projeto destinou mais de 15 toneladas de resíduos à cooperativas de reciclagem parceiras da iniciativa, além de 16 toneladas de alimentos e mais de três mil kits escolares aos participantes.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895