Estudantes da UCS criam projeto fotográfico sobre isolamento social

Estudantes da UCS criam projeto fotográfico sobre isolamento social

Imagens devem ser registradas nas casas dos participantes, respeitando as orientações da OMS

Celso Sgorla

O projeto não terá como foco a técnica de cada fotografia, mas sim a essência do momento registrado

publicidade

Estudantes de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS) criaram um projeto fotográfico para retratar o dia a dia no isolamento social, que ocorre devido à pandemia do coronavírus. O projeto consiste em um trabalho de produção, curadoria e edição de fotografias que são publicadas em uma conta no Instagram.

As fotos estão sendo produzidas não somente pelos estudantes, mas também por amigos, familiares ou outras pessoas que desejam contribuir com o projeto registrando seu dia a dia de forma voluntária. As imagens podem ser captadas por smartphone ou câmera profissional, conforme o que cada participante tiver ao seu alcance. O projeto não terá como foco a técnica de cada fotografia, mas sim a essência do momento registrado.

O projeto tem como base o respeito às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de isolamento social, por isso, as imagens serão registradas pelos próprios indivíduos em suas casas, evitando visitas, rompimento da quarentena ou aglomerações.

Depois disso, serão analisadas e selecionadas para que se enquadrem ao propósito do projeto, bem como nas cinco editorias definidas: Conversas e carências: com fotografias sobre as relações interpessoais no período de quarentena; Como enfrento: com fotografias que mostrem as alternativas adotadas por cada pessoa para suportar as restrições impostas pela pandemia; Cômodos: com imagens que mostram as habitações durante o isolamento social, compondo a rotina das pessoas dentro de suas casas; Instagram: com seleção de fotografias publicadas por internautas nos perfis individuais do Instagram, a partir do ícone Home/Em casa; e Janelas: com fotografias que retratem o que as pessoas veem a partir das janelas de suas casas.

As fotografias podem ser enviadas para o e-mail afmbenej@ucs.br ou por mensagem direta para o Instagram @imagenscolaterais, com nome do autor e cidade, até 30 de maio.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895