Estudantes e professoras da UCS participam da Operação Rondon no interior de Minas Gerais

Estudantes e professoras da UCS participam da Operação Rondon no interior de Minas Gerais

Alunos são dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Direito, Ciências Biológicas e Química

Celso Sgorla

Grupo da UCS é constituído por duas professoras e oito acadêmicos

publicidade

Estudantes e professores da Universidade de Caxias do Sul (UCS) embarcam no dia 30 de junho para o Norte de Minas Gerais para integrar o Projeto Rondon, iniciativa governamental focada em cidadania e desenvolvimento social de regiões mais vulneráveis do país. O grupo da UCS, constituído por duas professoras e oito acadêmicos, integra a Operação Rondon das Gerais, e tem retorno previsto para 17 de julho. Os estudantes são dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Direito, Ciências Biológicas e Química.

As atividades planejadas pela equipe serão implementadas em Campo Azul, distante cerca de 500 quilômetros da Capital mineira, Belo Horizonte. Para chegar no município, o grupo da UCS passará por Montes Claros, onde serão recepcionados pelo 55º Batalhão de Infantaria do Exército e receberão orientações sobre a operação. No local, docentes e alunos da UCS conhecerão, ainda, os integrantes da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Ambas equipes seguem para Campo Azul para realizar em conjunto as ações que contemplam diferentes áreas do conhecimento.

Entre as diversas atividades que serão realizadas no município de Campo Azul estão educação ambiental, técnicas de produção agrícola, uso ético e responsável das modernas ferramentas de comunicação e mídias sociais, produção de repelente e sabão caseiro, valorização da diversidade genética de sementes e plantas locais a partir da elaboração de um mapa Bio-Cultural e banco de sementes. Também estão previstas aulas de informática, saneamento básico e esgotamento sanitário.

O Projeto Rondon leva esse nome em homenagem ao Marechal Cândido Rondon. Trata-se de um grande projeto de extensão, organizado pelo Ministério da Defesa em parceria com Universidades brasileiras, governos estaduais e municipais, que visa a realização de ações de melhoria do bem-estar social da comunidade e capacitação de multiplicadores para o exercício da cidadania.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895