Brenda Guterres, 18 anos, e Kaiky Alves, 19 anos, alunos do Programa Jovem Aprendiz QI de web desenvolvedor da QI Faculdade & Escola Técnica, talvez não imaginassem o impacto que seu projeto teria quando embarcaram para a Infomatrix Brasil, um dos maiores concursos de projetos científicos da América Latina. “Estávamos só empolgados para conhecer Florianópolis. Não esperávamos toda essa repercussão”, admitiram, ainda sem acreditar no resultado.
Mesmo sem expectativas altas, a empolgação logo tomou outra forma no momento da premiação. Os dois estudantes foram chamados ao palco três vezes para receber prêmios de destaque na 10ª edição da feira, que ocorreu de 25 a 28 de setembro de 2024.
O projeto GuardTI, criado por Brenda e Kaiky, foi desenvolvido através do Centro de Inovação Solidária, iniciativa promovida pelo Centro de Pesquisa e Inovação Joseph Elbling para fomentar ideias com foco voltado para as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul em 2024.
A dupla teve a ideia de uma solução acessível e inclusiva para alertas de emergência voltada para pessoas com deficiência visual e auditiva. O dispositivo utiliza tecnologias de baixo custo para emitir alertas multissensoriais, com sinais sonoros, visuais e táteis, garantindo segurança e acessibilidade em situações de emergência. Na premiação, Brenda e Kaiky conquistaram:
- ️O Prêmio Orama da Revista Iberoamericana de Divulgación y Cultura Científica, que permitirá aos estudantes publicar um artigo em uma revista científica internacional;
- ️O Troféu Lenda Solacyt e a medalha de Platina, reconhecendo o GuardTI como o melhor projeto da feira Infomatrix Brasil 2024;
- ️Um credenciamento para representar o Brasil na Final Mundial da Infomatrix, na Romênia.
Rodrigo Barreto, coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação Joseph Elbling e orientador do projeto, destacou a dedicação dos alunos: “O impacto de tudo isso vai além da inovação tecnológica. Brenda e Kaiky são exemplos de como a ciência pode transformar realidades”, comemorou o professor, que orientou a dupla e mais sete outros alunos que também participaram do evento em Florianópolis.
Brenda e Kaiky fazem parte do Programa Jovem Aprendiz QI de web desenvolvedor e foram escolhidos pela empresa RS Florestal para estudar na QI Faculdade & Escola Técnica. Através da parceria entre as duas instituições, a dupla vencedora aprende em aula e executa os ensinamentos em seu trabalho de meio período na empresa.
Pensando nisso, após a viagem para a premiação, o professor Rodrigo Barreto conta que a ideia era que todos pudessem descansar pelo menos uma semana. Porém, o entusiasmo é tanto, que Brenda e Kayki já estão pensando nos primeiros passos para garantir o passaporte: “Ficamos surpresos com tantos prêmios, mas agora nossa cabeça está na Romênia. Queremos representar o Brasil da melhor forma possível”, contou Brenda. Kaiky completou: “Ver nosso esforço reconhecido é uma motivação para continuar buscando soluções que impactem vidas”, concluiu o aluno.