Evandro Rodrigues, do DEM, assume o cargo de prefeito de Viamão

Evandro Rodrigues, do DEM, assume o cargo de prefeito de Viamão

Ele foi empossado pelo Secretário de Administração, Orlando Gomes Júnior, na tarde deste domingo 


Fernanda Bassôa

Solenidade foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores às 16 horas deste domingo

publicidade

O vereador Evandro Rodrigues (DEM) assumiu o cargo de Prefeito de Viamão em solenidade realizada no plenário da Câmara de Vereadores às 16h deste domingo. O cargo foi repassado pelo Secretário de Administração do município, Orlando Gomes Júnior, com transmissão ao vivo feita pelo Facebook do legislativo. Após ser empossado, Rodrigues disse que é momento de esquecer disputas políticas e vaidades pessoais para juntos reforçarem as ações contra a pandemia do coronavírus.

“Conto com o apoio da Casa Legislativa, com os 21 pares que compõem este plenário, e que possamos juntos oferecer à cidade e à população mais segurança, mais saúde e mais esperança. Como em toda a minha trajetória, mantenho o diálogo aberto para que possamos encontrar soluções e alternativas no enfrentamento à Covid-19”, afirmou o novo prefeito.

Antes, Rodriguesassumiu como novo presidente em exercício da Câmara de Viamão após o parlamentar Xandão Gomes (Republicanos), que ocupava a cadeira de presidente em exercício da Câmara de Vereadores (em virtude de decisão judicial preferida na última sexta-feira), renunciar ao cargo de 1º vice-presidente, também na manhã deste domingo por declinar de assumir a prefeitura.

Gomes havia incialmente assumido a presidência em substituição ao presidente Dilamar de Jesus (PSB), que se encontra de licença-saúde desde quarta-feira. Assim, seguindo a linha sucessória da Mesa Diretora, o vereador Evandro Rodrigues (DEM) assumiu neste domingo como novo presidente em exercício da Câmara de Viamãoe consequentemente o gabinete da Prefeitura de Viamão.

A reviravolta no caso se deu na sexta-feira, quando a Justiça determinou que fosse mantida a composição original da mesa diretora, antes da sessão de quinta, e suspendeu a nomeação do vereador Nadim Harfouche. De acordo com despacho do juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Viamão, Cristiano de Azeredo Machado, ele considerou que a sessão extraordinária realizada na noite de quinta, onde Mesa Diretora eleita em dezembro de 2019 foi destituída, sendo eleita nova Mesa Diretora, é um ato que “reveste-se de nulidade”, pois segundo o juiz, a convocação de sessão extraordinária, sem a observância do prazo legal mínimo de quarenta e oito horas, é nula. “Defiro o pedido liminar para suspender os atos realizados na abertura de sessão extraordinária, na destituição da Mesa Diretora e na eleição de nova Mesa Diretora da Câmara Municipal, permanecendo a composição originária da Mesa.”

Uma sessão extraordinária foi marcada para a próxima terça-feira, às 15 horas, na Câmara de Vereadores, com a finalidade de dar posse ao vereador suplente Luciano Alves (PSB) e fazer eleição complementar para preenchimento do cargo vago de 2º vice-presidente.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895