Evento de conscientização sobre doação de órgãos acontece em Campo Bom nesta terça

Evento de conscientização sobre doação de órgãos acontece em Campo Bom nesta terça

Encontro será transmitido pelo Facebook e pelo canal do YouTube da prefeitura

Stephany Sander

No dia 27 de setembro, a Administração realizou a distribuição de panfletos informativos na praça João Blos

publicidade

Um evento de conscientização direcionado a toda a população de Campo Bom será realizado nesta terça-feira às 19h, no Teatro do CEI. A Fundação Ecarta trará à cidade o painel: Cultura Doadora: vamos falar sobre doação de órgãos?", para esclarecer o que é a doação, como funciona o transplante de órgãos, quem pode e como doar, entre outras informações. O encontro terá transmissão ao vivo pelo Facebook e pelo YouTube da prefeitura para quem quiser assistir de casa.

A primeira-dama, Kátia Orsi, aponta que o principal objetivo do evento é a informação. "Temos, no Rio Grande do Sul, um sistema de transplantes muito bem estruturado, mas muitos não sabem como funciona o processo da doação e do transplante. Precisamos disseminar a informação para que as pessoas se apropriem do tema e multipliquem a ideia de que doação de órgãos é vida que segue", declara. O evento contará com a participação de famílias que passaram pelo processo da doação, de pessoas transplantadas e de uma especialista na área.

A advogada Anália Goreti da Silva, paciente campo-bonense que recebeu transplante de pulmão, dará seu depoimento e diz que a realização do evento é uma iniciativa louvável. "Existe um tabu que envolve este tema e isso precisa ser quebrado, porque qualquer um de nós pode precisar de um doador. Eu precisei e tive a sorte de ter contatos que me encaminharam para os lugares certos. Mas existem muitas pessoas que não sabem para onde ir, e o tempo é fundamental neste caso. Também existem aqueles que têm intenção de doar e que não sabem o que fazer ou como comentar sobre isso com a família", enfatiza, justificando a importância do painel.

O Setembro Verde é o mês alusivo à conscientização acerca do transplante de órgãos, em virtude do Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro. Nesta data, a Administração realizou a distribuição de panfletos informativos na praça João Blos, com o objetivo de esclarecer o tema à população e, ainda, convidá-la para o evento desta terça. "Montamos um material muito completo e de fácil compreensão para que a informação seja acessível a todos", pontua o secretário da Saúde, João Paulo Berkembrock.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895