O Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, já passou, mas não para cerca de 250 crianças e adolescentes de instituições de acolhimento de Porto Alegre. Nesta sexta-feira, a garotada participou de brincadeiras, jogos e atividades recreativas e esportivas na terceira edição do evento, promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), no espaço HD Sports Complex.
As crianças e os adolescentes estão vinculados a seis instituições de acolhimento: Pão dos Pobres, Centro Social Padre Pedro Leonardi, Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), Clínica Esperança de Amparo à Criança (CEACRI), Ação Social de Fé e da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).
Entre eles, está um garoto de 13 anos, vinculado ao Centro Social Padre Pedro Leonardi. “Quero brincar na cama elástica e no castelo, e jogar futebol”, contou. Uma adolescente de 16 anos já participou mais de uma vez do evento. “Gosto de tudo aqui, é muito legal brincar em diferentes brinquedos, conhecer e conversar com pessoas novas”, diz.
Os jovens atendidos, acolhidos institucionalmente na Capital, estão temporariamente afastados de suas famílias. Para a promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Porto Alegre, Cinara Vianna Dutra Braga, o evento é uma chance de oferecer acolhimento e promover um dia diferente aos jovens. “O Ministério Público fica contente com a ação, porque eles já passaram por tantas coisas tristes, e agora têm uma oportunidade de lazer, de serem crianças, de fazerem esporte, de terem acesso a uma alimentação diferente, a uma atividade, a diversão”, afirma.