Cidades

Evento do MPRS promove dia de brincadeiras para crianças e adolescentes de instituições de acolhimento de Porto Alegre

Evento promoveu atividades para 250 jovens acolhidos em seis instituições da Capital

Festa alusiva ao Dia das Crianças do Acolhimento
Festa alusiva ao Dia das Crianças do Acolhimento Foto : Pedro Piegas

O Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, já passou, mas não para cerca de 250 crianças e adolescentes de instituições de acolhimento de Porto Alegre. Nesta sexta-feira, a garotada participou de brincadeiras, jogos e atividades recreativas e esportivas na terceira edição do evento, promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), no espaço HD Sports Complex.

As crianças e os adolescentes estão vinculados a seis instituições de acolhimento: Pão dos Pobres, Centro Social Padre Pedro Leonardi, Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), Clínica Esperança de Amparo à Criança (CEACRI), Ação Social de Fé e da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

Entre eles, está um garoto de 13 anos, vinculado ao Centro Social Padre Pedro Leonardi. “Quero brincar na cama elástica e no castelo, e jogar futebol”, contou. Uma adolescente de 16 anos já participou mais de uma vez do evento. “Gosto de tudo aqui, é muito legal brincar em diferentes brinquedos, conhecer e conversar com pessoas novas”, diz.

Os jovens atendidos, acolhidos institucionalmente na Capital, estão temporariamente afastados de suas famílias. Para a promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Porto Alegre, Cinara Vianna Dutra Braga, o evento é uma chance de oferecer acolhimento e promover um dia diferente aos jovens. “O Ministério Público fica contente com a ação, porque eles já passaram por tantas coisas tristes, e agora têm uma oportunidade de lazer, de serem crianças, de fazerem esporte, de terem acesso a uma alimentação diferente, a uma atividade, a diversão”, afirma.