Cidades

Evento em Porto Alegre destaca competitividade econômica do Rio Grande do Sul

Promovido pelo CLP, fórum terá a participação do governador Eduardo Leite, secretários estaduais e iniciativa privada

Porto Alegre recebe Fórum de Competitividade e Reconstrução do Rio Grande do Sul 2024
Porto Alegre recebe Fórum de Competitividade e Reconstrução do Rio Grande do Sul 2024 Foto : Camila Cunha

Porto Alegre recebeu nesta quinta-feira o Fórum de Competitividade e Reconstrução do Rio Grande do Sul, com a presença de autoridades do setor privado e os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, além de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Marjorie Kauffmann. O governador Eduardo Leite deverá encerrar os debates no final da manhã, no Hotel Hilton. O evento é promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), responsável, entre outros, pelo Ranking de Competitividade dos Estados, medido de maneira técnica a partir de diversos indicadores e bases de dados públicos.

Em sua edição 2024, divulgado em agosto, o levantamento pôs o RS na liderança do pilar de inovação e em quinto no resultado geral. “A competitividade é um tema que precisa estar sempre presente, seja no setor público, como também no segmento privado. Precisamos sempre trabalhar para sermos mais competitivos, o que se traduz em melhorar cada vez mais o ambiente de negócios”, salientou Polo.

Segundo ele, o ambiente atual é “desafiador”, porém o Estado está sendo reconstruído “ainda melhor em muitas situações”, relacionado ao anúncio recente de novos investimentos em tecnologia. Já Marjorie salientou a participação da Sema em um painel sobre a inovação em legislações ambientais no RS. “É fundamental trabalharmos no sentido de ouvir o que o setor privado imagina e entende, para podermos adequar e criar políticas públicas que levem em consideração o ponto de vista ambiental, e que utilizem isto como agregação de valor para o produto econômico”, disse a secretária.

Ainda segundo ela, a enchente trouxe importantes lições, e locais melhor adaptados às mudanças climáticas a nível global serão “promissores para investimentos”. “Acho que esta é uma vantagem que o Rio Grande do Sul pode ter. Estamos participando de vários eventos nacionais e internacionais, onde colocamos quais eram aqueles números assustadores no início de maio, e o quanto já recuperamos”, comentou ela.

Para o embaixador do CLP na região Sul, Eduardo Fernandez, a importância do fórum é agregar experiências para que os indicadores sejam melhorados ainda mais. “Neles, falamos de inovação, segurança e eficiência da máquina pública, infraestrutura, saúde, entre outros, e por meio deles os gestores públicos podem buscar melhorá-los. Todo o desenvolvimento acaba impactando na melhoria da sociedade”, disse ele.

Já a head de Relações Governamentais do CLP, Carla Marinho, afirmou que a grande missão do ranking é engajar os Estados. Ela destacou ainda a conquista do Prêmio Destaque em Crescimento pelo Rio Grande do Sul neste ano, por ter sido o Estado que mais evoluiu no ranking nos últimos quatro anos. “Não foi tão surpreendente assim, visto que o RS sempre é muito engajado. Os impactos das enchentes ainda não foram completamente mensurados, mas, provavelmente, haverá queda em nosso pilar de infraestrutura. É um grande desafio para o Estado”, comentou ela. O próximo resultado do ranking será divulgado em 2025.